Abertura de conta
Online

Sem sair de casa e em apenas 3 minutos com Chave Móvel Digital

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Com Chave Móvel Digital

Abrir com CMD

Autentique-se com a CMD, confirme os dados e envie os documentos assinados digitalmente.

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Preencha o formulário online e envie a documentação através dos CTT ou presencialmente nos nossos Centros de Investimento.

Ainda não tem chave móvel digital?

A Chave Móvel Digital é um sistema simples e seguro de autenticação dos cidadãos em portais e sítios da Administração Pública na Internet.

Requisitos


  • verified
    Ter mais de 18 anos
  • verified
    Ter NIF Português
  • verified
    Montante mínimo 5.000 Euros
remotely
FAQ

Para ser Cliente é necessário abrir uma Conta à Ordem. Para isso, inicie o processo de abertura de conta através do nosso site em Abertura de Conta, dirija-se à nossa Sede em Lisboa (Amoreiras), ou a qualquer um dos nossos Centros de Investimento (Lisboa, Porto, Leiria, Braga e Madeira).

O montante mínimo é de 5.000 Euros, por via de depósito de cheque, transferência bancária (de conta titulada pelo próprio), transferência de títulos ou transferência de PPR.

A abertura presencial é feita num dos nossos Centros de Investimento, fazendo-se acompanhar pelo Cartão do Cidadão (ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte), Comprovativo de Morada e Comprovativo de Profissão, emitidos há menos de 3 meses. Caso a sua morada de residência seja diferente da sua morada fiscal, terá de apresentar também um Comprovativo de Morada Fiscal.

Se a conta for aberta com mais do que um titular, é necessária esta documentação para todos os titulares, bem como a presença dos mesmos.

A abertura de conta online poderá ser feita de duas formas: com ou sem Chave Móvel Digital. Sendo a primeira opção inteiramente em formato digital.

4.1 Com chave móvel digital:

A autenticação com a Chave Móvel Digital permite o preenchimento automático do formulário de abertura de conta com os seus dados em Abertura de Conta. Depois da verificação de dados, pode adicionar outros titulares e confirmar o utilizador e palavra-passe de acesso ao portal Invest Online. Neste caso todos os titulares terão de possuir Chave Móvel Digital.

4.2 Sem chave móvel digital:

A abertura online terá início no nosso site, preenchendo o formulário em Abertura de Conta. Aqui, pode adicionar outros titulares e escolher o utilizador e a palavra-passe de acesso ao portal Invest Online.

A Chave Móvel Digital é um meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado português que associa um número de telemóvel ao número de identificação civil. No caso dos cidadãos estrangeiros, a CMD associa um número de telemóvel ao número de passaporte ou título/cartão de residência. A CMD permite ainda a assinatura, electrónica e segura, de documentos PDF através da aplicação Autenticação.Gov (Cartão de Cidadão) ou do site autenticacao.gov.pt.

5.1 Como posso activar a Chave Móvel Digital?

O processo de activação da Chave Móvel Digital é bastante simples e rápido. Poderá ser feito de forma totalmente online ou, se preferir, presencialmente.

Online

  • Através do site autenticacao.gov.pt com o Cartão de Cidadão,
  • Com os dados de acesso ao Portal das Finanças
Presencialmente
Dirija-se a um dos seguintes balcões de atendimento:

  • Espaço Cidadão ou Espaço Empresa
  • Registo Criminal (Direcção-Geral da Administração da Justiça)
  • Registo Nacional de Testamento Vital (RENTEV) do Serviço Nacional de Saúde (SNS)
  • No momento da entrega do Cartão de Cidadão

 

5.2 Como assino a documentação via Chave Móvel Digital?

Depois de completar os passos em Abertura de Conta através do nosso site, receberá um e-mail de boas vindas do Banco com a documentação que é necessário assinar. A documentação, que inclui a Ficha de Cliente e as Condições Gerais de Abertura de Conta, terá de ser preenchida e, posteriormente, assinada apenas uma vez por cada titular, no final das Condições Gerais de Abertura de Conta. Siga os passos aqui.

Caso opte por entregar os documentos pela via presencial, poderá imprimir os documentos ou solicitar-nos o envio da documentação de abertura de conta por correio. Em qualquer um dos casos enviar-lhe-emos o processo completo para o seu e-mail, de onde deverá fazer a impressão do documento enviado.

Caso escolha enviar os documentos digitalmente, deverá assinar os documentos via Chave Móvel Digital (FAQ 5.2.) e, de seguida, enviar para o e-mail apoiocliente@bancoinvest.pt.

Abertura sem Chave Móvel Digital
A entrega de documentos deverá incluir:

  • Documento enviado no e-mail de boas vindas (Ficha de Cliente + Condições Gerais de Abertura de Conta): deverá ser preenchido e assinado apenas uma vez por cada titular da conta via Chave Móvel Digital. Caso opte pela assinatura manuscrita, este documento deverá ser preenchido e assinado duas vezes (na página da Ficha de cliente e na última página das Condições Gerais de Abertura de Conta) por cada titular da conta de acordo com o documento de identificação;
  • Os seguintes documentos para cada um dos titulares (de acordo com o Aviso 2/2018 do Banco de Portugal):
    • Cópia validada do Documento de Identificação;
    • Cópia validada do Cartão de Contribuinte;
    • Comprovativo de Morada de Residência, emitido há menos de 3 meses - exemplos: factura de electricidade, água, gás, telefone fixo, televisão por cabo, carta de condução (frente e verso), Certidão de Domicílio Fiscal (consulte aqui como obter);
    • Comprovativo de Morada Fiscal, quando diferente da Morada de Residência - exemplos: nota de pagamento de IMI, liquidação de IRS, Certidão de Domicílio Fiscal (consulte aqui como obter);
    • Comprovativo de Profissão, emitido há menos de 3 meses (exemplos: recibo de vencimento, declaração da entidade patronal, cartão de pensionista, certidão de registo comercial ou cartão da Ordem, se profissional liberal).

Abertura com Chave Móvel Digital
A entrega de documentos deverá incluir:

  • Documento enviado no e-mail de Boas Vindas (Ficha de Cliente + Condições Gerais de Abertura de Conta): este documento deverá ser preenchido e assinado apenas uma vez por cada titular da conta via Chave Móvel Digital. Caso opte pela assinatura manuscrita, este documento deverá ser preenchido e assinado duas vezes (na página da Ficha de cliente e na última página das Condições Gerais de Abertura de Conta) por cada titular da conta de acordo com o documento de identificação

Os documentos são os mesmos para todos os titulares. Consulte aqui os documentos necessários.

A validação dos documentos pode ser feita num dos seguintes locais:

  • E-mail Apoio ao Cliente: caso tenha optado pela abertura com CMD e o envio da documentação tenha sido feita por e-mail, a validação será feita pelo Banco e será enviado um e-mail de confirmação de conclusão do processo de Abertura de Conta
  • Centros de Investimento: entrega do processo presencialmente, fazendo-se acompanhar pelos documentos originais.
  • Loja dos CTT: através do protocolo estabelecido com o Banco Invest, toda a documentação é autenticada e enviada de forma gratuita (consulte a lista).
  • Consulado ou Embaixada de Portugal: a cópia da documentação pode ser validada por esta via, remetendo-a posteriormente por correio para a Sede do Banco Invest (Av. Eng. Duarte Pacheco, Torre 1, 11º andar, Amoreiras).
  • Advogado, Notário ou Solicitador português: a cópia da documentação pode ser validada por esta via e, posteriormente, remetida por correio para a Sede do Banco Invest (Av. Eng. Duarte Pacheco, Torre 1, 11º andar, Amoreiras).

Nota: O Banco de Portugal exige que as cópias dos documentos de identificação, de prova de residência e de prova de profissão, sejam validadas de acordo com o aviso DL 28/2000 de 13 de Março.

Após a verificação das seguintes condições cumulativas:

  • O Banco Invest ter recebido toda a documentação, designadamente a Ficha de Cliente e as Condições Gerais de Abertura de Conta devidamente assinadas;
  • O Banco Invest ter validado a documentação referida anteriormente;
  • O Cliente ter procedido ao provisionamento inicial da conta com um mínimo 5.000 Euros, através de depósito de cheque, transferência bancária (de conta titulada pelo próprio), transferência de títulos ou transferência de PPR.

Não existem custos associados à abertura de conta.

Sim, é possível abrir conta em nome de uma empresa ou de um particular não residente, desde que possua NIF português.

Para mais informações, basta entrar em contacto connosco através do 800 200 160 ou do +351 210 518 710, caso esteja a ligar do estrangeiro.

Poderá obter a Certidão de Domicílio Fiscal no Portal das Finanças, seguindo os seguintes passos:

  1. Aceder ao link https://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/home.action
  2. Clicar em "Os Seus Serviços"
  3. No bloco "Serviços" clicar em "Obter"
  4. No primeiro ponto "Certidões", clicar em "Efectuar Pedido"
  5. Em Emissão de Certidão, escolher a opção "Domicílio Fiscal" presente na lista
  6. Clicar em "Confirmar"

A Conta com Menor é uma conta em que todos os intervenientes são Titulares e é obrigatório que o 1º Titular seja um dos Representantes do(s) Menor(es) (Mãe, Pai ou Tutor). Estando cumprida esta condição, poderão haver outros elementos como Titulares que não sejam representantes do(s) Menor(es).

Este é o tipo de conta ideal quando os Pais/Representante Legal pretendem subscrever um PPR em nome de cada elemento da família. Todos os outros produtos que venham a ser constituídos/subscritos na conta pertencem em igual parte a todos os Titulares.

Numa Conta com Menor todos os intervenientes da conta são Titulares, sendo obrigatório que o 1º Titular seja o Representante Legal do(s) Menor(es) que faça(m) parte da conta.

Este é o tipo de conta ideal para uma família (pais e filhos, por exemplo). Todos poderão subscrever um PPR a título individual e os restantes produtos na conta pertencerão em iguais partes a todos os titulares da conta.

Quando o Menor atingir a maioridade, sendo uma conta Solidária, passa a ter poderes de movimentação. Não existirá qualquer outra alteração.

  • Chave Móvel Digital (CMD): pode devolver a documentação digitalmente assinada com a CMD válida dos titulares Maiores. Nesta situação, para completar o processo de abertura de conta, é também necessário o Cartão de Cidadão Digital de todos os Titulares (incluindo os Menores). A principal dificuldade desta via é ter acesso ao Cartão de Cidadão Digital do Menor, uma vez que para isso é preciso ter a Chave Móvel Digital activa do Cartão de Cidadão do Menor.
  • Correio: em alternativa, pode utilizar o Protocolo que temos estabelecido com os CTT. Neste caso, poderá dirigir-se a qualquer Estação dos CTT (consulte a lista) devendo levar a documentação impressa e assinada e os restantes documentos obrigatórios. Os CTT irão autenticar os documentos e enviar todo o processo para o Banco gratuitamente.
  • Entrega Presencial: caso opte por entregar a documentação presencialmente, os Titulares ou Representantes Maiores têm de estar presentes, não sendo necessária a presença do(s) Titular(es) Menor(es). Apresente-se com os Cartões de Cidadão (dos Maiores e dos Menores) e os Comprovativos de Morada e de Profissão (emitidos há menos de 3 meses) dos Maiores. Relativamente aos comprovativos do(s) Titular(es) Menores, será necessária a recolha de um comprovativo de Profissão apenas no caso do(s) Menor(es) ter(em) mais de 14 anos (o comprovativo de inscrição na escola é aceite).

Para a abertura de conta com Menor é necessária a seguinte documentação do Menor a que acresce a documentação usual para os demais titulares da conta:

  • Documento de Identificação: Cartão de Cidadão. Também pode ser aceite outro documento de identificação (Cartão de Residente ou Passaporte) sendo, nesse caso, obrigatória a apresentação de documento que comprove o Número de Identificação Fiscal.
  • Comprovativo de Entidade Patronal: até aos 14 anos não é necessário apresentar nenhum documento ou declaração que comprove a profissão. Após os 14 anos é necessário apresentar um documento que comprove que se encontra a frequentar um estabelecimento de ensino.
  • Comprovativo de residência e morada fiscal: Declaração assinada e datada pelo titular das responsabilidades parentais, indicando a Morada ou a Certidão de Domicílio Fiscal do Menor (caso o Menor já tenha dados de acesso ao Portal das Finanças, pode retirar esta Certidão com bastante facilidade, consulte aqui como obter).