Informação

FAQs

ABERTURA DE CONTA


Como posso abrir conta?
O processo de abertura de conta pode ser feito online, acedendo ao nosso site em Abertura de Conta, ou deslocar-se pessoalmente à nossa Sede ou Centros de Investimento.
Existem comissões associadas à abertura e manutenção da conta?
Não existem custos associados à abertura e manutenção da sua conta.
Qual a documentação obrigatória para a abertura de conta no Banco Invest?
À documentação contratual para abertura da conta, deve anexar a Ficha de Cliente e as Condições Gerais de Abertura de Conta, devidamente assinadas por todos os titulares. Ainda, deve juntar os seguintes documentos (de acordo com o Aviso 5/2013 do Banco de Portugal):
- Cópia validada do Documento de Identificação;
- Cópia validada do Cartão de Contribuinte;
- Comprovativo de Morada de Residência de todos os titulares emitido há menos de 3 meses (exemplos: factura de electricidade, água, gás, telefone fixo, televisão por cabo, carta de condução (frente e verso), documento emitido pela Autoridade Tributária Aduaneira onde conste a morada ou extracto bancário onde também conste a morada);
- Comprovativo de Morada Fiscal de todos os titulares, quando diferente da Morada de Residência (exemplos: nota de pagamento de IMI, liquidação de IRS ou outro documento das Finanças onde conste a morada);
- Comprovativo de Profissão de todos os titulares emitido há menos de 3 meses (exemplos: recibo de vencimento, declaração da entidade patronal, cartão de pensionista, certidão de registo comercial ou cartão da ordem, se profissional liberal).
Como poderei certificar e enviar gratuitamente a minha documentação pessoal?
Pode fazê-lo através do nosso protocolo com os CTT, onde a validação e respectivo envio de toda a documentação é gratuito. Adicionalmente pode fazê-lo presencialmente na nossa Sede ou num dos nossos Centros de Investimento.
Em alternativa, a documentação pode ser validada por um Advogado, um Notário, um Solicitador, ou no Consulado ou Embaixada de Portugal.
Existe um mínimo para negociar nas plataformas Invest BTrader?
O valor mínimo para negociar depende essencialmente dos produtos que pretende negociar e do envolvimento que ambiciona para a sua carteira.
O valor mínimo para activar a plataforma Invest BTrader Next é de 1.000€.
O valor mínimo para activar a Invest BTrader Plus é de 5.000€.
Posso abrir conta em nome de uma empresa ou de um particular não residente?
Sim, é possível abrir conta em nome de uma empresa ou de um particular não residente. Para tal, basta entrar em contacto connosco através do 800 210 160. Se o seu contacto for efectuado do estrangeiro, ligue-nos através do +351 21 382 17 84.

TRANSFERÊNCIAS


Como realizo um depósito de fundos na minha conta?
Pode efectuar um depósito na sua conta do Banco Invest através de uma transferência proveniente de outra conta, nacional ou internacional, na qual seja titular.
Pode proceder ainda ao depósito de fundos via cheque, entregue na nossa Sede ou em qualquer um dos nossos Centros de Investimento.
Posso transferir uma carteira de títulos para a plataforma Invest BTrader Plus de outra instituição?
Sim, é possível efectuar uma transferência de títulos de outra instituição para a Invest BTrader Plus. Para isso, basta que indique junto da instituição financeira de origem o IBAN que lhe foi atribuído, quando efectuou a abertura de conta.
Como procedo para transferir fundos da minha conta no Banco Invest para a plataforma Invest BTrader Next e/ou Invest BTrader Plus?
Pode fazê-lo directamente através do seu acesso ao portal Invest Online, seleccionando a opção “Transferências Internas”.
Qual o período estimado para a disponibilização dos fundos transferidos entre a minha conta DO no Banco Invest e as plataformas de negociação Invest BTrader?
As transferências da conta DO no Banco Invest e a plataforma de negociação Invest BTrader Next podem ser realizadas entre as 08:30h e as 17:30h, todos os dias úteis, com um período máximo de execução de D+1.
As transferências da conta DO no Banco Invest e a plataforma de negociação Invest BTrader Plus podem ser realizadas entre as 08:30h e as 17:30h, todos os dias úteis, com um período estimado de execução de 1 hora.

PLATAFORMA INVEST BTRADER NEXT


Como personalizar a Janela de Negociação?
Pode clicar em “Preferências do Utilizador” (canto superior da plataforma) e seleccionar “Definições de Ordem”. Nesta janela, pode definir:
- a forma como a quantidade é apresentada (unidades ou valor monetário);
- o tipo de stop loss – normal, dinâmico ou garantido;
- a distância do stop loss e/ou take profit (em percentagem, valor monetário ou pontos) e o lapso temporal.
Estas configurações podem ser definidas para todas as classes de activos - Acções, Matérias-Primas, Mercado Cambial (Forex), Obrigações e Índice.
Como visualizar a profundidade de mercado ou livro de ordens?
Na Janela de Negociação (entre o bid e ask), existe um botão “Nível”. Ao clicar, visualiza o livro de ordens para cada instrumento, sendo que é dinâmico e actualizado em tempo real.
Consoante a quantidade introduzida pelo investidor na Janela de Negociação é indicado o nível de preços em que a ordem será efectuada, reflectindo o spread aplicável.
Como pode estar simultaneamente comprado e vendido no mesmo instrumento?
Para poder ter posições de compra e venda ao mesmo tempo no mesmo instrumento, sem haver liquidação, basta clicar em “Preferências do Utilizador” (canto superior direito da plataforma), “Definições da Conta” e desactivar a funcionalidade “Habilitar Compensação das Posições em Conta para esta conta”.
No canto inferior direito da janela de Posições em “Compensação das Posições em Conta”, pode visualizar a compensação que se encontra activa.
O que é um stop loss garantido ou GSLO?
É uma ordem stop loss com garantia que será executada apenas no preço-alvo definido pelo investidor ou a um preço mais favorável. Não ocorre slippage.
O que é a Margem?
A margem é o montante exigido para abertura e manutenção de uma posição. No momento da abertura de uma posição, é necessário que a sua conta tenha fundos para fazer face ao requisito de margem inicial.
Cabe ao investidor a manutenção dos níveis de margem adequados. Se os movimentos de mercado originarem uma situação em que os fundos disponíveis são insuficientes, é da responsabilidade do investidor a reposição dos níveis de margem adequados para a manutenção das posições.
Se os níveis de margem se revelarem insuficientes para manter as posições abertas, ocorre o encerramento automático da totalidade das posições.
Onde posso consultar os requisitos de margem?
A qualquer momento, o investidor pode consultar o requisito de margem de cada produto, na “Visão Geral do Produto”. Paralelamente e aquando da colocação de ordens, na “Janela de Negociação”, na rúbrica “Margem Estimada (€)”.
Como é executada a liquidação automática das posições na conta?
O “Encerramento de Conta Standard” é o padrão seguido. São encerradas todas as posições através de ordens ao mercado até a “Quantidade de Reavaliação da Conta” ser superior ao “Nível de Encerramento Standard”.
O investidor pode escolher um método de encerramento alternativo.
No canto superior direito da plataforma - “Preferências do Utilizador” - “Definições da Conta”, escolha uma das opções existentes na secção “Método de Encerramento de Conta”: último a entrar, primeiro a sair (LIFO-Last In, First Out); encerrar primeiro a posição que está a utilizar mais margem; encerrar primeiro a posição que tenha a maior perda potencial.
Como definir alertas na Invest BTrader Next?
O alerta pode ser criado para qualquer activo da plataforma, no símbolo de relógio à direita de “Alertas” (topo da plataforma) ou em “Ferramentas de Negociação” – “Alertas Preço”.
Em que consiste o "Saldo da conta" e a "Quantidade de Reavaliação da Conta"?
Representam o valor total da conta, tendo em consideração o montante fora de margem - “Capital Disponível” e a “Margem Total” - montante utilizado para sustentar posições abertas, bem como os ganhos/perdas, decorrentes de posições em aberto.
A diferença entre estes dois conceitos decorre da terceira componente – ganhos/perdas das posições em aberto. No caso do “Saldo da Conta”, os ganhos/perdas são contabilizados com base no preço a que as posições serão fechadas (bid para posições longas e ask para posições curtas).
Na “Quantidade de Reavaliação de Conta”, os ganhos/perdas são calculados com base no preço médio (mid) entre o bid e ask.
Como são calculados os custos de financiamento?
Os CFD’s são negociados em margem. As posições em aberto de um dia para o outro acarretam custos de financiamento, decorrentes da alavancagem financeira.
Diariamente, após o fecho do mercado, o valor do financiamento é calculado da seguinte forma:
Custo de Financiamento = I x UPV x N/360 (365 para GBP)

I = Taxa de Juro aplicável (Benchmark (BM)) +/- Spread de financiamento
(Aplicável para taxas BM positivas e negativas.)

UPV = Exposição (N° CFD’s x Preço do CFD)

N = Número de dias em que a posição se encontra aberta e para o qual é calculado a taxa de financiamento.

A Taxa de Financiamento (I), positiva ou negativa, é calculada utilizando a taxa de juro da moeda em que o activo subjacente é expresso (Benchmark), acrescida de um Spread para posições longas ou subtraída de um Spread de financiamento para posições curtas.

PLATAFORMA INVEST BTRADER PLUS


Como beneficiar de dados de mercado em tempo real na plataforma Invest BTrader Plus?
Pode fazer a subscrição dos dados em tempo real no seu "Account Management" e ter acesso inclusivamente a alguns dados de mercado sem custos.
Para isso, na abertura da sua conta e no preenchimento do formulário "Agreement for Market Data Display Services", deve ser classificado como Não Profissional.
De que forma serão enviados os dados de acesso da minha plataforma Invest BTrader Plus?
O seu username é enviado para o e-mail definido na abertura de conta e a sua password é enviada por SMS, por forma a garantir a segurança dos dados de acesso.
Posso alterar a password associada à plataforma Invest BTrader Plus?
Aconselhamos que, após a recepção da password inicial, a altere para uma personalizada por si.
Pode fazê-lo acedendo ao "Account Management" (disponível na plataforma de negociação ou no nosso website), no menu "Manage Account", opção "Security" > "Change Password".
Após confirmação da password em vigor e indicação da nova, é enviado um token para o e-mail associado à conta, que deve colocar na página de confirmação.
Este processo de alteração é imediato.
Como posso subscrever e consultar o preçário das cotações, em tempo real, na plataforma Invest BTrader Plus?
Para subscrever o serviço de cotações em tempo real, deve aceder ao nosso site em “Login” e, no menu "Account Management", colocar os seus dados de acesso.
Seleccione "Manage Account" > "Market Data" e, nessa janela, surgem todas as Bolsas que pode subscrever, com os respectivos custos mensais.
Como posso consultar todas as operações que realizei na plataforma Invest BTrader Plus?
Através da plataforma, no menu "Account Management" > "Activity" > "Trades", pode fazer a consulta de todas as ordens efectuadas.
É possível consultar, através da plataforma Invest BTrader Plus, extractos da minha conta?
Sim, é possível. Para maior segurança e comodidade, os extractos de conta estão disponibilizados no "Account Management", através de um acesso restrito por utilizador e password.
Sempre que lhe seja solicitado e não seja possível a mesma ser obtida directamente na plataforma Invest BTrader Plus, o Banco Invest disponibiliza por escrito toda esta informação.
Há dupla tributação sobre os dividendos de activos Norte Americanos?
Não há dupla tributação sobre os dividendos que recebe relativos a títulos destes mercados, se preencher o formulário W-8BEN - Certificate of Foreign Status of Beneficial Owner for United States Tax Withholding.
Em que condições posso ter uma liquidação automática das minhas posições?
Quando a sua Cushion ou Almofada Financeira atinge os 5%, a plataforma mostra-lhe um aviso pop-up, indicando que a sua Cushion é demasiado baixa e que deve aliviar as suas posições, fechá-las ou provisionar a sua conta.
Adicionalmente, aconselhamos que active na plataforma Invest BTrader Plus, via e-mail, alertas personalizáveis e relacionados com a evolução da sua Cushion sendo, desta forma, alertado sempre que a mesma atinja os patamares pré-definidos.

Se a Almofada Financeira diminuir e atingir os 0%, há liquidação das posições, até que o excesso de liquidez regresse a um valor igual ou superior a 0.
Como é executada a liquidação automática das posições do meu portfólio?
Na liquidação automática, a primeira posição a ser liquidada é a última a ter sido executada (LIFO – Last In First Out).
Porém, no menu "Conta" > "Janela de Conta", pode determinar a última posição a ser liquidada, clicando sobre a mesma com o botão do lado direito do rato e seleccionando "Definir Última a Liquidar" (pode ser necessário expandir as opções do menu).
Onde posso consultar os requisitos de margem para cada activo?
É possível consultar os requisitos de margem para cada activo na janela de confirmação de ordem. Pode, ainda, consultar o impacto que esta ordem tem no seu portfólio, através da margem inicial e da margem de manutenção.
Após uma venda de um activo na minha conta, quando é que este valor fica disponível para negociar?
O valor fica imediatamente disponível para que possa utilizá-lo para novos investimentos.
Existem custos sobre o processamento de dividendos?
Na plataforma Invest BTrader Plus não existem comissões sobre processamento de dividendos.
Como obtenho a informação essencial sobre os mercados e os activos financeiros que vou negociar na plataforma Invest BTrader Plus?
O Banco Invest disponibiliza em Produtos, as características dos vários instrumentos financeiros, assim como os diversos riscos sobre os quais os investidores devem ter conhecimento prévio à negociação, nomeadamente no que diz respeito a risco de mercado, alavancagem, capital, contraparte, liquidez, jurídico e operacional.
Onde posso aceder a informação relevante sobre a negociação destes produtos, através da plataforma Invest BTrader Plus?
O Banco Invest disponibiliza em Condições de Negociação, toda a informação detalhada sobre os produtos e os mercados negociados, nomeadamente os horários, as condições de negociação e as margens.
Quantos tipos de ordens posso executar na plataforma de negociação Invest BTrader Plus?
A plataforma Invest BTrader Plus é uma plataforma premiada internacionalmente, que lhe disponibiliza mais de 60 tipos de ordens para os seus investimentos.
Tenho custos, caso pretenda alterar ou cancelar uma ordem?
Pode alterar ou cancelar ordens sem qualquer custo adicional. Caso uma ordem tenha sido executada parcialmente numa sessão e esse valor remanescente se mantenha para a sessão seguinte, é aplicada uma nova comissão, uma vez que essa resulta numa nova ordem.
O mesmo acontece se uma ordem for executada parcialmente e o investidor, ainda que na mesma sessão, altere os parâmetros da ordem remanescente. Como resulta numa nova ordem, é aplicada uma nova comissão quando executada.
Onde posso consultar o horário de funcionamento das Bolsas?
O horário de funcionamento das Bolsas pode ser consultado no nosso site, no menu "Informação Relevante".
Onde posso consultar os eventos corporativos na plataforma Invest BTrader Plus?
Os eventos corporativos podem ser consultados no menu "Event Calendars".
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