INVEST OUTLOOK 2017

O crescimento económico mundial está a acelerar, enquanto as yields das obrigações soberanas estão a subir.
Neste cenário, quais as oportunidades de investimento para o 3º trimestre do ano?

INVEST OUTLOOK - 3º TRIMESTRE 2017



 

A economia mundial deverá crescer 3,5% e 3,6% em 2017 e 2018, respectivamente, de acordo com as últimas estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI). Igualmente importante, esta aceleração face ao ano passado (3,1%) tem sido acompanhada por uma maior sincronização entre as economias avançadas e as emergentes e em desenvolvimento. Entre as primeiras, o principal contribuidor para esta melhoria serão os Estados-Unidos e, entre as segundas, destaque para a estabilização da China e recuperação das economias russa e brasileira. Tal como no trimestre passado, a Reserva Federal Norte-Americana (FED) voltou a subir, em Junho, a taxa directora em 25 basis points (bp) para os 1%- 1,25%. Contudo, esta não deverá ser a última subida de taxa em 2017, visto que o consensus dos analistas aponta para mais uma subida em Dezembro. Além disso, a FED irá iniciar o processo de redução do seu balanço, após a expansão derivada do Quantitative Easing (QE), iniciada em 2007.

Da nossa análise resulta que, as ‘Acções’ continuam como a classe de activos com melhores perspectivas de valorização, no médio prazo. A volatilidade, contudo, deverá aumentar, como historicamente acontece quando as yields das obrigações soberanas invertem a tendência anterior. Ou seja, considerando que a volatilidade de curto prazo tende a ser maior em momentos de inversão de tendências e menor quando as tendências ganham tracção, a eventual subida das yields reais das obrigações soberanas, invertendo a tendência dos últimos anos, poderá ser o trigger para o aumento da volatilidade dos mercados accionistas. Nesse cenário, a melhor estratégia contra o aumento da volatilidade continua a ser a diversificação.

O Banco Invest no seu smartphone, disponível para iOS, Android e Windows Phone. É uma aplicação inovadora para quem gosta de poupar e investir, com gráficos e informação sobre acções europeias e americanas, índices de acções, taxas de juro, câmbios, commodities e comentários da nossa equipa de research sobre as principais noticias do dia.

ACESSO INVEST ONLINE

DOCUMENTO PARA VALIDAÇÃO

POSIÇÕES DO NÚMERO DO DOCUMENTO

 
 
Este site utiliza "cookies" para funcionar correctamente. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais Concordo