FIQUE A PARAcompanhe os destaques e principais tendências do dia que influenciam as bolsas em todo o mundo.
Outlook Análise Técnica Research Investimento Educação
Como poupar durante o Inverno7 Dicas16-01-2020  09:24
  • Educação

Um Inverno frio pode sair mais caro do que aquilo que pensamos. Certamente gosta de ter a sua casa quente durante esta altura do ano, ao mesmo tempo, não quer que as suas contas de luz e/ou gás dupliquem no final do mês.  Assim, como pode maximizar o calor de sua casa e poupar algum dinheiro ao mesmo tempo?


Pequenos gestos que podem fazer a diferença:


1. Dê uso às suas cortinas 

Fechar as cortinas à noite pode não parecer ter qualquer impacto nas suas economias domésticas, no entanto verá que na realidade é exactamente o oposto. Ao fazê-lo, não está apenas a manter o calor dentro de sua casa, como também a impedir que correntes de ar frias entrem pelas suas janelas. Desta forma, irá reduzir o uso de aquecedores e consequentemente diminuir a sua conta de luz/gás. Se quiser dar um passo mais à frente, procure comprar cortinas térmicas. Estas são especialmente concebidas para criar o maior isolamento possível e assim tornar a sua casa um local mais quente.
Por outro lado, durante o dia mantenha as cortinas abertas. Deixar a luz solar entrar é essencial para promover um aquecimento natural. Tire o máximo partido possível do sol.

 

2. Utilize o seu aquecedor de forma estratégica

Quer estejamos a falar de uma casa pequena ou grande, certamente terá algumas divisões que utiliza mais do que outras. Assim, se tiver um sistema de aquecimento central, desligue-o nas divisões que raramente usa (poderá sempre ligar voltar a ligar caso necessite de passar algum tempo nessa mesma divisão). Pode também, como alternativa, apenas diminuir o aquecimento para o nível mais baixo e fechar a porta. Desta forma a divisão ficará aquecida, mas os seus custos serão reduzidos.
Se por outro lado, não tem um sistema de aquecimento central e utiliza aquecedores portáteis, uma boa estratégia será colocar o mesmo em espaços amplos como o hall de entrada ou no centro da sala de estar. Talvez o sítio não seja o mais bonito, mas ao adoptar esta estratégia está a acelerar o processo de aquecimento, pois o ar terá mais facilidade em chegar a toda a casa. Verifique se não tem nenhuma peça de mobília imediatamente à frente do seu aquecedor, de maneira a que a mesma não bloqueie o calor e, consequentemente, dificulte o processo de dissipação do calor. 


3. Mude de fornecedor de energia

Uma forma fácil de poupar algum dinheiro é trocar de fornecedor de energia, idealmente para um que lhe ofereça energias renováveis. Stephen Murray, especialista em energia, aconselha as pessoas a começarem por verificar qual a sua tarifa actual. “Se tem o mesmo fornecedor de energia há mais de um ano, há uma grande probabilidade de estar neste momento a pagar uma tarifa padrão mais cara” – Stephen Murray.
Procure informar-se na concorrência sobre tarifas mais baixas e mude para uma mais baixa do que a que tem actualmente.


4. Baixe a temperatura do seu aquecedor

É natural sentir-se tentado a colocar a temperatura do seu aquecedor no máximo quando chega a casa depois de um dia frio. No entanto, talvez não se justifique. A melhor opção é mantê-lo entre os 18-22ºC. De outra forma, a sua casa irá ficar demasiado quente, o que o pode levar a abrir a janela para aliviar o calor, tornando-se um desperdício de dinheiro.
Quando sair de casa, desligue todo o aquecimento. Não gaste o seu dinheiro, se não está em casa para o aproveitar. Mesmo que a casa se encontre um pouco mais fria quando regressar, pode sempre voltar a ligá-lo e, em poucos minutos, a casa estará novamente quente. Desta forma, não está a desperdiçar o seu dinheiro quando não está presente para usufruir do calor.
Por último, procure desligar todo o aquecimento quando se vai deitar. Quando acordar, volte a ligar. 


5. Utilize o seu forno

Deixe o seu forno aberto depois de cozinhar (apenas se for seguro). Este pequeno gesto, irá permitir ao ar quente do forno sair e assim aquecer a sua cozinha. Desta forma, será mais uma divisão onde pode desligar o seu aquecimento.


6. Use as suas roupas/cobertores

Se estiver com frio, calce umas meias quentes, adicione uma peça de roupa às que tem vestidas e aconchegue-se ao cobertor quando estiver sentado no seu sofá a ver televisão. Sacos de água quente ou um saco térmico poderão também ser uma grande ajuda para estes dias mais frios. 


7. Isole janelas e portas 

O grande desafio não passa por aquecer a casa, mas sim conservar o calor que está lá dentro. Assim, pondere investir em janelas duplas ou de vidro duplo. Se não o conseguir fazer de momento, uma vez que envolve algum investimento, procure isolá-las da melhor forma possível, de forma a evitar fugas de calor. Fitas de espuma podem ser uma boa alternativa, pois quando posicionadas nos encaixes, impedem a entrada de ar frio, criando assim um ambiente mais acolhedor. Nas portas pode colocar, por exemplo, um chouriço tapa-portas.

  • 2
    26
    [eu] Discursos de vários membros do BCE: Holzmann (08h00) e Makhlouf (11h00)
    [us]15h00: Vendas de Casas Novas (Jan)
    [us]15h30: Inventários de Crude
    [eu]Resultados Empresariais: Rio Tinto (06h00), Thales (06h00), Adecco Group (06h00), Solvay (06h00), Danone (06h30), Peugeot, Suez (AA), Edenred, Eiffage, Red electrica (AA), Iberdrola (AA)
    [us]Resultados Empresariais: JM Smucker (AA), Booking Holdings, Lowe's Cos (AA), TJX Cos (14h30), L Brands (DF), Marriott International (DF), Crown Castle (DF)
  • 2
    27
    [pt]Reunião do Conselho de 

    Ministros
    [es]08h00: Inflação (Fev)
    [eu]09h00: Oferta Monetária M3 (Jan)
    [eu] 10h00: Indicadores de Confiança (Fev)
    [us]13h30: PIB (4º Tri)
    [us]13h30: Encomendas de Bens Duradouros (Jan)
    [eu]Discursos de vários membros do BCE: Panetta (09h30), Lagarde (09h45), Schnabel (10h05), Lane (12h15 e 19h30) e Guindos (16h00)
    [us]Discursos de vários membros da Fed: Evans (16h30) e Mester (20h30)
    [jp]23h50: Inflação, Produção Industrial e Desemprego Japão
    [eu]Resultados Empresariais Europa: Standard Chartered (04h15), AB InBev (06h00), Zalando (06h00), SCOR (06h30), Bayer (09h00), Britsh American Tabacco, Engie, LafargeHolcim, Inmobiliaria Colonial, Dassault Aviation (AA), Safran, Grifols, Carrefour, Lagardere (16h35),  Ferrovial (DF)
    [us]Resultados Empresariais EUA: Best Buy (AA), Nielsen Holdings (AA), Perrigo (AA), Autodesk (19h00), Occidental Petroleum (DF), Monster Beverage (DF)
     
  • 2
    28
    [pt] Inflação (09h30) e PIB (11h00)
    [de]10h00: Discurso de Weidmann, presidente do Bundesbank
    [us]13h30: Rendimento e Gastos Pessoais (Jan)
    [us]14h15: Discurso de Bullard, membro da Fed
    [us]15h00: Índice de Confiança da Universidade de Michigan
    [eu]Resultados Empresariais: Munich Re, Veolia Environnement, Rolls-Royce, ENI, Amadeus, BASF, Merlin Properties
    [us]Resultados Empresariais: EOG Resources (AA)
     
  •  

  •  

  •  

ACESSO INVEST ONLINE
Este site utiliza cookies para funcionar correctamente. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. SABER MAIS Concordo