Informação Legal

FATCA

1. FOREIGN ACCOUNT TAX COMPLIANCE ACT ("FATCA")

O FATCA foi aprovado a 18 de Março de 2010, como parte integrante do Hiring Incentives to Restore Employment Act, correspondendo actualmente ao capítulo 4 do Internal Revenue Code dos Estados Unidos da América (EUA).

Apresenta como objectivo principal a prevenção da evasão fiscal de sujeitos passivos norte-americanos não isentos de imposto em relação aos rendimentos obtidos fora dos EUA. Para cumprir esse objectivo, o FATCA estabeleceu diversas obrigações, incluindo obrigações de identificação de US Persons e de reporte anual quanto às contas cujos titulares sejam qualificados como US Persons.

De modo a facilitar a implementação do regime FATCA, diversos países, incluindo Portugal, já confirmaram a existência de um acordo intergovernamental (IGA) com os EUA que permite a troca anual de informações fiscais.



2. POSIÇÃO DO BANCO INVEST PERANTE O FATCA

O Banco Invest registou-se perante o IRS Norte-americano como Foreign Financial Institution ("FFI") participante e recebeu a aprovação total da sua inscrição, tendo feito parte da primeira lista de FFI’s publicada e tendo recebido o seu Global Intermediary Identification Number (GIIN).



3. QUEM É CONSIDERADO US PERSON?

Para efeitos do FATCA serão considerados US Persons os Clientes que possuam uma das seguintes características:

  1. Cidadania norte-americana, incluindo os detentores de dupla nacionalidade e passaporte norte-americano, ainda que residam fora dos EUA;
  2. Detentores de green card;
  3. Local de nascimento nos EUA, excepto os que renunciaram à cidadania;
  4. Residência permanente nos EUA ou presença substancial (resida pelo menos 183 dias nos últimos 3 anos, com regras específicas de determinação);
  5. Entidades constituídas ao abrigo da lei dos EUA;
  6. Entidades estrangeiras com beneficiários efectivos últimos que sejam US Persons que detenham, directamente ou indirectamente, uma participação no capital da empresa superior a 25% (Substantial US owners).


4. IMPACTO DO FATCA NOS CLIENTES DO BANCO INVEST

O FATCA não terá qualquer impacto para a maioria dos Clientes do Banco Invest.

O Banco Invest irá rever a informação constante na sua base de dados, de forma a identificar os Clientes que se caracterizam como US Persons e, consequentemente, as contas que se qualificam como US Accounts.

O Banco Invest manterá ajustados os seus procedimentos de abertura de conta ao FATCA, de forma a recolher a informação necessária para a correcta qualificação dos seus novos Clientes.

O IRS Norte-americano mantém uma página online dedicada ao FATCA, cuja consulta sugerimos para obtenção de informação adicional: www.irs.gov/Businesses/Corporations/Foreign-Account-Tax-Compliance-Act-FATCA.

O Banco Invest no seu smartphone, disponível para iOS, Android e Windows Phone. É uma aplicação inovadora para quem gosta de poupar e investir, com gráficos e informação sobre acções europeias e americanas, índices de acções, taxas de juro, câmbios, commodities e comentários da nossa equipa de research sobre as principais noticias do dia.

ACESSO INVEST ONLINE

DOCUMENTO PARA VALIDAÇÃO

POSIÇÕES DO NÚMERO DO DOCUMENTO

 
 
Este site utiliza "cookies" para funcionar correctamente. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais Concordo