LEARNING CENTRE

GESTÃO DE RISCO

Todos os investimentos financeiros implicam algum nível de risco. Saiba como proteger a sua carteira avaliando os riscos e gerindo a exposição ao risco.

VALUE-AT-RISK

Como medida de risco é geralmente referida a volatilidade da carteira de investimento. Embora relacionada, no sentido em que quanto maior a volatilidade maior a incerteza (variância) em torno da rendibilidade esperada para a carteira, este indicador não responde intuitivamente à questão que a maioria dos investidores coloca aquando da decisão de investimento: "qual a perda máxima esperada?" É precisamente a esta questão que o Value-at-Risk (VaR) procura responder.

FUNDOS DE INVESTIMENTO: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO


A comparação e selecção de fundos de investimento é um exercício complexo, dada a enorme oferta de produtos existente no mercado. Com efeito, várias dimensões deverão ser consideradas, como a conjuntura macroeconómica, as perspectivas para o mercado ou sector em causa, e a comparação e selecção de alternativas. Relativamente a esta última, várias são as ferramentas disponíveis:

  • ÍNDICE DE SHARPE
  • ÍNDICE DE TREYNOR
  • ALPHA DE JENSEN
  • RORAC

O Banco Invest no seu smartphone, disponível para iOS, Android e Windows Phone. É uma aplicação inovadora para quem gosta de poupar e investir, com gráficos e informação sobre acções europeias e americanas, índices de acções, taxas de juro, câmbios, commodities e comentários da nossa equipa de research sobre as principais noticias do dia.

ACESSO INVEST ONLINE

DOCUMENTO PARA VALIDAÇÃO

POSIÇÕES DO NÚMERO DO DOCUMENTO

 
 
Este site utiliza "cookies" para funcionar correctamente. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais Concordo