LEARNING CENTRE

MERCADOS FINANCEIROS

O mercado financeiro pode ser segmentado com base em vários critérios, incluindo o prazo de contratação das operações. Por este critério, o mercado financeiro divide-se em mercado monetário e em mercado de capitais.

MERCADO MONETÁRIO

Os principais instrumentos negociados nos mercados monetários são:

  • DEPÓSITOS INTERBANCÁRIOS
  • BILHETES DO TESOURO
  • PAPEL COMERCIAL

MERCADO DE CAPITAIS

Os principais instrumentos negociados nos mercados de capitais são:

  • OBRIGAÇÕES DA DÍVIDA PÚBLICA
  • OBRIGAÇÕES DA DÍVIDA PRIVADA
  • ACÇÕES

TAXAS DE JURO




OBRIGAÇÕES DE TAXA FIXA

Caracterizam-se por gerar fluxos iguais ao longo da respectiva maturidade. Para avaliar uma obrigação de taxa fixa, em mercado secundário, o primeiro passo é identificar todos os fluxos vincendos da mesma (valor e datas de pagamento). O segundo passo, consiste na actualização destes fluxos, para o momento da avaliação, às taxas de rendibilidade de obrigações de risco semelhante.



ESTRUTURA TEMPORAL DAS TAXAS DE JURO

Relação entre as taxas de juro e os respectivos prazos, para uma determinada moeda. A yield curve norte-americana é diferente da yield curve europeia e, numa mesma moeda, existem ainda várias yield curves, como por exemplo, para obrigações de dívida soberana e para swaps (contratos de permuta de taxas de juro realizados entre bancos no mercado monetário).


RATINGS

O rating é uma medida da capacidade de um emitente (empresa ou país) de fazer face ao serviço de uma dívida (capital e juros), dentro do prazo estabelecido.
O rating aplica-se igualmente a emissões individuais (obrigações), podendo este último diferir do rating do emitente, por exemplo, devido ao nível de subordinação e do prazo da emissão.

ACÇÕES

As acções são valores mobiliários representativos do capital social em sociedades anónimas. Quando uma empresa está cotada, esses títulos têm um determinado valor, correspondente ao valor que o mercado dá à totalidade da empresa. Ter acções de uma sociedade significa ser accionista, o que confere ao investidor um conjunto de direitos sobre a sociedade. Estes direitos variam em função do número e da categoria de acções detidas. Conheça em detalhe conceitos fundamentais associados a estes títulos.

  • RISCO SISTEMÁTICO VS RISCO ESPECÍFICO
  • PRÉMIOS DE RISCO
  • ANÁLISE TÉCNICA

O Banco Invest no seu smartphone, disponível para iOS, Android e Windows Phone. É uma aplicação inovadora para quem gosta de poupar e investir, com gráficos e informação sobre acções europeias e americanas, índices de acções, taxas de juro, câmbios, commodities e comentários da nossa equipa de research sobre as principais noticias do dia.

ACESSO INVEST ONLINE

DOCUMENTO PARA VALIDAÇÃO

POSIÇÕES DO NÚMERO DO DOCUMENTO

 
 
Este site utiliza "cookies" para funcionar correctamente. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais Concordo