GESTÃO DE ACTIVOS

PERFIS DE RISCO

Para atingir os seus objectivos financeiros é fundamental que, quer o Banco, quer o próprio Cliente, conheçam o seu perfil.

CARTEIRAS DE REFERÊNCIA PARA CADA PERFIL DE RISCO

Cada cliente tem um determinado perfil de risco de acordo com várias variáveis das quais destacamos




  • ESTABILIDADE FINANCEIRA
  • OBJECTIVOS DO INVESTIMENTO
  • TOLERÂNCIA AO RISCO
  • HORIZONTE TEMPORAL

Proteja o seu património e saiba qual o seu perfil de Risco.
Não faça investimentos que estejam fora dos limites apropriados ao seu perfil de risco.


Preencha o questionário e saiba o seu perfil de risco

PERFIS DE RISCO



  • PERFIL MUITO CONSERVADOR
    SEM RISCO

    100% Depósitos

    Investimentos efectuados na sua totalidade em produtos sem risco de capital e cobertos pelo fundo de garantia de depósitos. Desta forma, espera-se uma valorização da carteira que em muitos períodos pode ter mesmo um rendimento inferior à taxa de inflação, mas sem nunca colocar em causa o valor inicial da poupança.

  • PERFIL CONSERVADOR
    RISCO BAIXO

    Depósitos / Obrigações 80% / Acções 20%

    Carteira constituída na sua maioria por depósitos e obrigações. Numa pequena parcela são efectuados investimentos em acções. Este perfil adapta-se a investidores com horizonte temporal inferior a 3 anos e que, eventualmente, podem vir a ter necessidade de fundos. Em termos de base a carteira deve ser constituída em 80% por depósitos e obrigações e 20% por acções. O investimento em acções não deve exceder os 30%.

  • PERFIL MODERADO
    RISCO MÉDIO

    Depósitos / Obrigações 60% / Acções 40%

    O investimento em acções deve ser superior ao perfil conservador, aumentando por isso o risco. Este perfil adapta-se a investidores com horizonte temporal superior a 3 anos que não tenham necessidade de fundos com carácter regular. Em termos de base a carteira deve ser constituída por 60% em depósitos e obrigações e em 40% em acções. A percentagem investida em acções não deve superar os 55%.

  • PERFIL DINÂMICO
    RISCO ELEVADO

    Depósitos / Obrigações 30% / Acções 70%

    Os investimentos são realizados com o objectivo de se conseguir um crescimento dinâmico da carteira. A flutuação potencial de preços é significativa neste perfil. Adapta-se a investidores com horizonte temporal de longo prazo, superior a 5 anos, que não estejam dependentes de fundos com regularidade. O investimento em acções deve ser de 70% em termos de referência.

RENDIBILIDADES HISTÓRICAS PARA A CARTEIRA DE REFERÊNCIA DE CADA PERFIL DE RISCO



  • MUITO CONSERVADOR

    100% sem Risco

  • CONSERVADOR

    80% Obrigações 20% Acções

  • MODERADO

    60% Obrigações 40% Acções

  • DINÂMICO

    30% Obrigações 70% Acções


 


O gráfico apresentado é baseado em carteiras teóricas constituídas pelos seguintes índices: Sem Risco: Euribor 12 Meses, Obrigações: Barclays Euro Aggregate Total Return, Acções: MSCI World Total Return

Anualmente é feito o rebalanceamento das carteiras no sentido de manter as alocações de referência: Muito Conservador: 100% Sem Risco, Conservador: 80% Obrigações – 20% Acções, Moderado: 60% Obrigações – 40% Acções, Dinâmico: 30% Obrigações – 70% Acções

Rendibilidades passadas não constituem garantia de rendibilidades futuras

CLASSIFICAÇÃO DE PRODUTOS




PRODUTOS SEM RISCO PRODUTOS RISCO BAIXO PRODUTOS RISCO MÉDIO PRODUTOS RISCO ELEVADO
Abrangidos pelo Fundo de Garantia de Depósito Volatilidade anual inferior a 5%
Não são Depósitos
Volatilidade anual inferior a 10%
Não são Depósitos
Volatilidade anual superior a 10%
Não são Depósitos
Depósitos à Ordem
Invest Money Box
Depósitos a Prazo
Depósitos Indexados
Fundos de Investimento Tesouraria
Fundos de Investimento Obrigações
Obrigações
ETF's Obrigações
Fundos de Investimento Misto
Invest AR PPR
Produtos Estruturados
Fundos de Investimento Acções
Fundos de Investimento Imobiliário
Fundos de Investimento Matérias-Primas
ETF's Acções
ETF's Imobiliário
ETF's Matérias-Primas
Acções
Barras de Ouro
Produtos Financeiros Complexos
Derivados
Invest BTrader

Nota: A classificação de risco dos produtos refere-se apenas a risco de mercado e é relativa a uma carteira muito diversificada de cada classe de activos. É por isso fundamental que qualquer carteira de investimento seja muito diversificada e que nenhum título tenha mais do que 5% do seu valor global. Cada produto tem diferentes tipos de risco, os quais estão disponíveis nas respectivas páginas deste site. Todos os produtos financeiros complexos com risco de capital devem ser considerados Produtos com Risco Elevado.

A IMPORTÂNCIA DA ALOCAÇÃO DE ACTIVOS

Os mercados financeiros oferecem um leque bastante alargado de alternativas de investimento, todas com diferentes características em termos de rendibilidade e risco. O processo pelo qual o investidor combina todas estas alternativas - acções, obrigações, imobiliário, capital de risco e aplicações sem risco - é conhecido por Alocação de Activos.



O Banco Invest no seu smartphone, disponível para iOS, Android e Windows Phone. É uma aplicação inovadora para quem gosta de poupar e investir, com gráficos e informação sobre acções europeias e americanas, índices de acções, taxas de juro, câmbios, commodities e comentários da nossa equipa de research sobre as principais noticias do dia.

ACESSO INVEST ONLINE

DOCUMENTO PARA VALIDAÇÃO

POSIÇÕES DO NÚMERO DO DOCUMENTO

 
 
Este site utiliza "cookies" para funcionar correctamente. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais Concordo