CONTROLO DE RISCO NA ACTIVIDADE DO BANCO
O Banco dispõe das seguintes funções dedicadas ao controlo interno da actividade do Banco:
Departamento de Compliance
O Departamento de Compliance é um órgão autónomo, independente e de reporte directo ao Conselho de Administração Executivo e ao Conselho Geral e de Supervisão.
Tem como missão promover que o Banco Invest, suas participadas e colaboradores actuem em cumprimento com as exigências legais, regulamentares, estatutárias, operacionais, tutelares, éticas e de conduta que, a cada momento, lhes são aplicáveis, no quadro do ambiente de controlo e supervisão institucional definido pelas entidades reguladoras competentes e o normativo legal a que se encontra sujeito.
Departamento de Gestão de Riscos
O Departamento de Gestão de Riscos é um órgão autónomo, independente e de reporte directo ao Conselho de Administração Executivo e ao Conselho Geral e de Supervisão, que assegura a aplicação efectiva do sistema de gestão de riscos, através do acompanhamento contínuo da sua adequação e a eficácia, bem como da adequação e da eficácia das medidas tomadas para corrigir eventuais deficiências desse sistema. A Função de Gestão de Riscos tem uma visão global de todos os riscos a que o Banco está ou pode vir a estar exposta.
A Função de Gestão de Riscos consubstancia-se numa 2ª linha de defesa da instituição, que propõe, para aprovação do Conselho de Administração Executivo, um conjunto de políticas, procedimentos, limites e controlos que permitem identificar, avaliar, monitorizar e mitigar os riscos que afectam as diversas actividades desenvolvidas pelo Banco. Este conjunto de políticas, procedimentos, limites e controlos constituem o quadro de gestão de riscos.
Departamento de Auditoria Interna
O Departamento de Auditoria Interna é um órgão autónomo, independente e de reporte directo ao Conselho de Administração Executivo e ao Conselho Geral e de Supervisão.
Tem como missão avaliar, através de uma abordagem sistemática, a eficácia e adequação da cultura organizacional e dos sistemas de governo e controlo interno do Banco, bem como a robustez e continuidade do sistema de gestão de riscos e controlos chave implementados para mitigar os riscos, de acordo com os objectivos do Banco e com a estratégia definida.
O âmbito de actuação do Departamento de Auditoria Interna tem como foco a avaliação dos controlos chave que mitigam os riscos aos quais o Banco se encontra exposto, analisando a adequação e a eficácia do modelo de gestão do risco e do ambiente de controlo