CONCESSÃO DE CRÉDITO À HABITAÇÃO PRÓPRIA PERMANENTE A JOVENS ATÉ AOS 35 ANOS
O Decreto-Lei n.º 44/2024, de 10 de Julho e a Portaria n.º 236-A/2024/1, de 27 de Setembro estabeleceram as condições em que o Estado pode prestar garantia pessoal a instituições de crédito na concessão de crédito à habitação própria e permanente, formalizados até ao dia 31 de Dezembro de 2026, por jovens até aos 35 anos de idade.
SOBRE A GARANTIA PESSOAL DO ESTADO
A garantia pessoal do Estado consiste numa fiança prestada pelo Estado Português e visa permitir o financiamento para que os Bancos possam financiar os jovens até à totalidade do valor de aquisição da primeira habitação própria permanente.
O valor coberto pela garantia não pode ultrapassar 15% do valor da transacção, sendo esta percentagem ajustada para um valor proporcionalmente inferior, no caso de a instituição financiar menos de 100% do valor da transacção e terá a duração máxima de 10 anos contados a partir da data de assinatura do contrato de crédito.
Em caso de incumprimento, o Estado assume a responsabilidade pelo pagamento ao Banco que concedeu o empréstimo, de até 15% do capital inicialmente contratado.