INVESTIMENTO

FAQ - Fundos de Investimento

O que é um Fundo de Investimento?

Um fundo de investimento é um instrumento financeiro colectivo que resulta da captação de capital de vários participantes e investidores individuais.
Cada fundo é gerido por profissionais (sociedades gestores e gestores de fundos ou de carteiras) que aplicam o capital em vários activos cumprindo a estratégia definida para o fundo.
Os investidores têm uma participação no fundo dependente do montante investido, que se reflecte no número de unidades de participação (UPs).

O que é uma unidade de participação de um fundo?

Uma unidade de participação (UP) representa o investimento de cada participante no fundo de investimento.
O seu valor corresponde à divisão do montante total dos activos do fundo (acções, obrigações, depósitos, etc.) pelo número de unidades de participação em circulação.
A soma de todas as unidades de participação de um fundo corresponde ao valor do património global desse fundo.
As unidades do fundo podem ser subscritas ou resgatadas diariamente.

O que distingue um fundo de investimento mobiliário de um fundo de investimento imobiliário?

A diferença reside na diversificação das classes de activos das carteiras de cada fundo. Os fundos mobiliários focam-se no investimento em activos como obrigações, acções ou outros valores mobiliários.
Já os fundos de investimento imobiliários investem sobretudo em bens imóveis.

Como posso subscrever um fundo de investimento no Banco Invest?

Poderá transaccionar estes activos através do site do Banco Invest, através do portal Invest Online.
Caso seja cliente poderá aceder Aqui.

Tenho comissões de subscrição, de resgate ou de gestão nos fundos de investimento?

As comissões associadas à negociação variam de fundo para fundo. No Banco Invest, esta informação está disponível nas páginas de detalhe de cada fundo, no separador “Comissões e Documentos”.

Qual a diferença entre um fundo de investimento e um ETF?

Embora tanto os ETF’s como os fundos de investimento sejam uma composição de produtos ou activos adjacentes, a gestão destes dois tipos de produtos é feita de forma diferente. No caso dos fundos de investimentos, a gestão é feita por uma equipa de gestão de fundos que toma decisões sobre os activos tentando proactivamente obter retorno.
Já no caso dos ETF’s, a gestão é passiva, o que significa que o gestor acompanha o valor dos produtos subjacentes, o que não significa que a gestão passiva seja pior ou melhor do que a gestão feita nos fundos.
Devido a esta diferença, os custos de um fundo de investimento são muitas vezes mais elevados.


Fundos de Investimento ETF'S
Negociação Directa com a Sociedade Gestora Bolsa
Terminologia da negociação Subscrição/Resgate Compra/Venda
Preço da negociação Negociação a preço desconhecido. O preço de subscrição/resgate será conhecido, regra geral, no dia útil seguinte, caso a ordem tenha sido dada antes do cut-off do fundo. Negociação a preço conhecido, o preço que estiver disponível em bolsa.
Preços Um único valor por dia Preços a variar constantemente ao longo da sessão de bolsa.
Parâmetros da ordem Ordem de subscrição dada em valor, inserindo somente o valor que se pretende investir.
Ordem de resgate dada em quantidade de UP. Se pretender um resgate total, deverá inserir o número total de UP que detém. Se pretender um resgate parcial de um determinado valor, deverá fazer um cálculo aproximado de quantas UP necessita para perfazer esse montante.
A ordem deve ser dada preenchendo os parâmetros quantidade e preço.
Deste modo, se pretender investir um determinado valor, deverá fazer um cálculo de qual a quantidade que deve negociar ao preço que quer transaccionar.
Comissões na entrada ou saída do investimento A grande maioria dos Fundos de Investimento oferecidos pelo Banco Invest não têm comissão de subscrição ou resgate. No entanto, em alguns casos pontuais, pode existir este tipo de comissões. No Detalhe do Fundo deverá consultar o segmento Comissões e Documentos. Os ETF'S não têm comissão de subscrição ou resgate. No entanto, por serem títulos cotados em bolsa, aplicar-se-á comissão de corretagem na negociação. Esta comissão depende do mercado em que o ETF'S está inserido e acresce Imposto de Selo sobre a corretagem.
Encargos Correntes A Taxa de Encargos Correntes (TEC) inclui todos os custos associados ao Fundo. Um dos encargos mais importantes que estão incluídos na TEC é a Comissão de Gestão. Estes encargos não são cobrados à parte do fundo mas sim directamente descontados na valorização do fundo. A Taxa de Encargos Correntes (TEC) inclui todos os custos associados ao ETF. Um dos encargos mais importantes que estão incluídos na TEC é a Comissão de Gestão. Estes encargos não são cobrados à parte do ETF mas sim directamente descontados na valorização do ETF.
Dividendos Existem fundos de acumulação (não distribuem rendimentos) e fundos de distribuição (distribuem rendimentos). Existem ETF's de acumulação (não pagam dividendos) e ETF's de distribuição (pagam dividendos).
Comissão de pagamento de dividendos Não existe Comissão de 2% com mínimo de 5 EUR/USD. Acresce IVA de 23% sobre a comissão.
Posso subscrever um fundo numa moeda que não possuo?

Sim, pode. O Banco realiza a respectiva operação cambial para subscrever o fundo.

PRETENDE SER CONTACTADO?


 
 
 
 

O seu consentimento para o tratamento de dados pessoais pode ser retirado a qualquer momento, através de comunicação escrita para dpo@bancoinvest.pt ou Av. Eng. Duarte Pacheco, Torre 1 - 11.°, 1070-101 Lisboa.
Para mais informações, consulte a Política de Privacidade do Banco Invest, S.A., disponível em www.bancoinvest.pt.


ACESSO INVEST ONLINE