Títulos - Warrants

O que são Warrants

Warrants

Os Warrants Autónomos são valores mobiliários cotados em bolsa que conferem ao seu detentor um direito (e não uma obrigação) sobre um determinado activo financeiro (activo subjacente). Os activos subjacentes são, habitualmente, acções, índices de acções, taxas de câmbio ou commodities. Os Warrants Autónomos são instrumentos alavancados que amplificam os movimentos do activo subjacente. Esta alavancagem provoca fortes valorizações e desvalorizações na posição, sendo que uma evolução negativa poderá levar rapidamente à perda total do investimento inicial.

O Banco Invest só possui na sua oferta online Warrants Autónomos.
Actualmente os Warrants Autónomos oferecidos são emitidos pelo Citigroup e pelo Commerzbank.

Tipos de Warrants

Na oferta online do Banco Invest poderá encontrar dois tipos de Warrants: Warrants Tradicionais e Turbo Warrants. Cada um destes dois tipos poderá ser Call ou Put.


CALL WARRANT

O detentor de um call warrant tem o direito de comprar o activo subjacente ao preço de exercício (strike) numa (ou até uma) determinada data.


PUT WARRANT

O detentor de um put warrant tem o direito de vender o activo subjacente ao preço de exercício (strike) numa (ou até uma) determinada data.


TURBO CALL

O detentor de um Turbo Call tem o direito de comprar o activo subjacente ao preço de exercício (strike) numa (ou até uma) determinada data mas, se algures no tempo, o activo subjacente tocar num determinado nível (barreira knock out) que, habitualmente, é igual ao preço de exercício, o warrant expira automaticamente perdendo todo o seu valor imediatamente.


TURBO PUT

O detentor de um Turbo Put tem o direito de vender o activo subjacente ao preço de exercício (strike) numa (ou até uma) determinada data, mas se algures no tempo o activo subjacente tocar num determinado nível (barreira knock out) que, habitualmente, é igual ao preço de exercício, o warrant expira automaticamente perdendo todo o seu valor imediatamente.

Funcionamento

O valor de um warrant, quer seja um warrant tradicional quer seja um turbo warrant, é composto pela soma do Valor Intrínseco e do Valor Temporal.


VALOR INTRÍNSECO

Representa o ganho que seria obtido, pelo titular do warrant, através do seu exercício imediato. O valor intrínseco pode ser nulo, sendo apurado da seguinte forma:
Call Warrant = Máximo (0; Preço do activo subjacente - Preço de Exercício)
Put Warrant = Máximo (0; Preço de Exercício - Preço do activo subjacente)


VALOR TEMPORAL

Corresponde à probabilidade de uma evolução favorável do preço do activo subjacente, até à data de maturidade. Em cada momento, o valor temporal é igual à diferença entre o preço do warrant no mercado e o respectivo valor intrínseco.
Daqui se depreende que, quanto maior a distância entre o momento actual e a maturidade, maior será o valor temporal, pois também maior será a incerteza da relação de grandeza entre o preço do activo subjacente e o preço de exercício na data de maturidade. Dessa relação surgem as seguintes expressões:

Call Put
Activo Subjacente > Preço de Exercício in-the-money out-of-the-money
Activo Subjacente = Preço de Exercício at-the-money at-the-money
Activo Subjacente < Preço de Exercício out-of-the-money in-the-money

No caso dos Turbo Warrants, existe a componente adicional de risco de o warrant poder expirar antes da maturidade estabelecida. Isso acontece se o activo subjacente tocar na Barreira Knock Out (normalmente igual ao Preço de Exercício). Daqui se conclui que só há Turbo Warrants in-the-money.

Formação de Preço

Para a formação do preço dos warrants concorrem as seguintes variáveis, com os respectivos impactos no preço (mantendo todas as restantes constantes):

Variáveis Call Warrant Put Warrant Interpretação
Preço do activo subjacente
+
-
A subida do preço do activo subjacente conduz à subida do preço do Call Warrant e à diminuição do Put Warrant.
Preço de Exercício, ex: o preço a que o investidor tem o direito de comprar ou vender o activo subjacente
-
+
Quanto maior o Preço de Exercício, relativamente ao Preço actual do activo subjacente, maior o preço dos Put Warrants e, inversamente, menor o preço dos Call Warrants (na medida que se torna menos provável o seu exercício).
Taxa de Juro para o prazo da maturidade do warrant
+
-
O aumento das taxas de juro, para o prazo do warrant, tem um impacto positivo no preço dos Call Warrants e negativo no preço dos Put Warrants.
Dividendos do activo subjacente, a serem pagos até à maturidade do warrant
-
+
Na data de pagamento de dividendos a cotação da respectiva acção cai, reflectindo esse mesmo pagamento. Assim, quanto maior o dividendo pago pelo activo subjacente, maior o preço do Put Warrant, na medida em que, caindo o preço do activo subjacente, se torna mais provável o seu exercício. Pela mesma razão, os dividendos têm um impacto negativo no preço dos Call Warrants.
Tempo até à maturidade do warrant
+
+
O tempo para maturidade tem um efeito positivo tanto nos Call como nos Put Warrants, na medida que mais tempo significa uma maior probabilidade do Warrant subir ou descer e, deste modo, terminar acima ou abaixo do Preço de Exercício.
Volatilidade das taxas de rendibilidade do activo subjacente
+
+
A volatilidade do activo subjacente mede a sua variabilidade em torno de um valor médio. Quanto maior a volatilidade, maiores as variações (subidas ou descidas) esperadas para o respectivo preço. Assim, a subida da volatilidade torna mais provável a ocorrência de uma forte subida ou descida e, deste modo, conduz ao aumento do preço dos Call e Put Warrants.

Outros conceitos


PARIDADE OU RÁCIO

A paridade representa o número de warrants equivalentes a uma unidade do activo subjacente. Se, por exemplo, a paridade do warrant for igual a dez para um (10:1), tal significa que são necessários dez warrants para perfazer uma unidade do activo subjacente. Esta Paridade aparece representada em valor decimal e, no exemplo anterior, apareceria representada por 0,1.


LIQUIDAÇÃO

Os warrants autónomos têm liquidação financeira. Isto significa que o montante a receber pelo investidor corresponde à diferença (se positiva) entre o preço do activo subjacente e o preço de exercício, para os call warrants e entre o preço de exercício e o preço do activo subjacente (se positiva), para o caso dos put warrants.


ESTILO DE EXERCÍCIO

Os warrants podem ter dois tipos de estilo de exercício: Americano ou Europeu. Quando é Americano o warrant pode ser exercido em qualquer data até à maturidade. Quando é Europeu o warrant só pode ser exercido na maturidade.

ACESSO INVEST ONLINE