Hidrogénio
O combustível do futuro

Com os combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo, a enfrentar um futuro incerto e os preços do gás natural a atingir valores recordes, as atenções voltam-se para o hidrogénio que desempenha um papel fundamental na transição energética.

O QUE É O HIDROGÉNIO?



O hidrogénio é dos elementos mais abundantes do Planeta Terra, sendo possível extraí-lo ou produzi-lo de diversas formas. O hidrogénio raramente se encontra no seu estado isolado, estando, por norma, combinado com outros elementos, como por exemplo, na molécula da água (H2O) que contém 2 átomos de hidrogénio. Deste modo, para produzir hidrogénio é necessário separá-lo de outra molécula.



O hidrogénio verde trata-se de uma solução de energia limpa aplicável em larga escala para enfrentar os maiores desafios climáticos.

VANTAGENS DO HIDROGÉNIO

 

Evita a emissão de gases poluentes ou gases efeito estufa


Processo de conversão de energia leva à produção de água e não de residuos tóxicos


Elevada densidade energética


Um grande volume de hidrogénio pode ser armazenado facilmente


Grande potencial no sector dos transportes

A Importância do Hidrogénio




Uma mudança para um mundo mais sustentável demora tempo e não vai ser feita de um dia para o outro. Assim, o que podemos afirmar é que a tendência de longo prazo será um aumento da percentagem do consumo total de energia por parte das renováveis e uma diminuição progressiva da percentagem atribuída a energias fósseis.

NET ZERO
 

A emergência das alterações climáticas exige compromissos globais para emissões zero de CO2 até 2050. As energias renováveis por si só não são suficientes para atingir este objetivo.

O hidrogénio, como uma molécula de combustão limpa é um portador de energia versátil e uma solução eficiente de armazenamento de energia.


O caminho para a implementação do hidrogénio limpo está a ser beneficiado por:

Descarbonização global e procura pela sustentabilidade

Inovações e avanços impressionantes nas tecnologias do hidrogénio

Forte apoio financeiro por parte dos sectores público e privado

O hidrogénio produzido de forma limpa e os seus derivados podem actuar como portador de energia verde e descarbonizar sectores difíceis ou impossíveis de electrificar, bem como impulsionar as energias renováveis, servindo como meio de armazenamento de energia excedentária. 

O COMBUSTÍVEL DO FUTURO
 

Num mundo cada vez menos dependente de combustíveis fósseis, o hidrogénio tem um papel fundamental na aceleração dessa mudança a fim de se atingir a neutralidade carbónica. É praticamente uma certeza que o futuro será das energias alternativas no longo prazo. A grande questão que se pode colocar neste momento é, qual será o próximo vector da energia alternativa. Por exemplo, iremos ter carros alimentados a bateria, como no caso da Tesla, ou a células de hidrogénio como no caso do Hyundai NEXO?



 
 
Tanto as células de hidrogénio como as baterias têm as suas vantagens e desvantagens e podemos dizer que o futuro do fornecimento de energia será uma mistura dos dois. As características das baterias fazem com que elas sejam mais eficientes e possam ser facilmente adoptadas para transportes de curta distância sendo, por isso, expectável que a maioria dos carros nas grandes cidades sejam alimentados por baterias, enquanto que as células de hidrogénio são mais práticas para alimentar veículos de transporte para média/longa distância. 
 
 
As economias de escala continuarão a diminuir drasticamente os custos associados ao hidrogénio e, estima-se que em 2030, os veículos comerciais e de transporte para longas distâncias vão ser uma alternativa limpa competitiva1. As projeções  da Deloitte também parecem concordar com essa afirmação, defendendo que os custo total da posse de veículos de hidrogénio irá igualar os veículos de gasolina em 2026 se forem realizados os investimentos necessários.

1Fonte: Hydrogen Council

O ESPECTRO DE CORES DO CINZENTO AO VERDE





PRODUÇÃO ACTUAL

Fonte: Amundi

A Comissão Europeia pretende investir na transição climática, com o objetivo de atingir zero emissões em 2050. Para que esta transição aconteça é necessária uma mudança substancial no sector energético, uma vez que é dos que mais contribui para o aumento da poluição, dada a sua dependência actual por combustíveis fósseis.



França, por exemplo, anunciou que pretende tornar-se líder em hidrogénio verde até 2030. Em todo o mundo, da Europa à Ásia, da América do Sul ao Oriente Médio, o Hidrogénio está a tornar-se uma importante questão estratégica.

A NOSSA OFERTA


Muitas empresas já se estão a posicionar para tomar a vanguarda enquanto líderes no mercado do hidrogénio. Contudo, cada uma delas têm riscos idiossincráticos associados e mesmo com uma análise detalhada é impossível ter a certeza de quais se tornaram líderes do mercado. Por isso, a melhor maneira de investir no hidrogénio é em Fundos ou ETF's especializados na transição climática dado que, por serem constituídos por muitas empresas, o risco está diversificado.


No Banco Invest poderá ganhar exposição ao hidrogénio através do Fundo de Investimento:


CPR INVEST HYDROGEN

Ou dos ETF's:


GLOBAL X HYDROGEN ETF
DIREXION HYDROGEN ETF


Dentro da temática sustentabilidade e transição energética, pode ainda encontrar alternativas de investimento nos Invest Trends - Sustentabilidade:


INVEST TRENDS
SUSTENTABILIDADE

Os fundos de investimento Invest Trends - Sustentabilidade são constituídos por empresas com preocupação ambiental e que promovem um estilo de vida sustentável.

ACESSO INVEST ONLINE