Inteligência Artificial

O INÍCIO DE UMA NOVA ERA

A Inteligência Artificial promete ser uma revolução à altura da Internet.
Como é que isso vai alterar a forma como trabalhamos e o que significa para a Economia e Sociedade?
Quão rápidas serão essas mudanças?



A evolução da Inteligência Artificial

Inicialmente vista apenas como uma promessa futurista, hoje está a tornar-se uma realidade poderosa e impactante. Com avanços significativos em algoritmos de aprendizagem automática e o crescimento exponencial do poder de processamento, a IA está a impulsionar uma revolução em várias indústrias.

Segundo Bill Gates, a Inteligência Artificial será tão importante como o PC ou a Internet.



Uma das maiores conquistas na evolução da IA foi o desenvolvimento de modelos de linguagem de última geração, como o ChatGPT. Estes modelos são capazes de gerar texto de forma criativa e coesa, proporcionando interações mais naturais e inteligentes com os utilizadores. Imagine ter um assistente virtual capaz de compreender as suas necessidades, responder a questões complexas e fornecer informações relevantes em tempo real. Isso é possível graças à evolução da Inteligência Artificial.


Excerto 100% gerado pelo ChatGPT







Apenas cinco dias após o seu lançamento, no final de Novembro de 2022, o ChatGPT atingiu 1 milhão de utilizadores, registando o crescimento mais rápido de sempre de uma base de utilizadores. Em Janeiro de 2023, o ChatGPT atingiu 100 milhões de utilizadores e conta, actualmente, com uma estimativa de 600 milhões de visitantes mensais.



Fonte: Tooltester

A Inteligência Artificial e a Robótica trarão acesso a produtos de alta qualidade com menos recursos, aumentando a eficiência e a rendibilidade das empresas. Aquelas que forem pioneiras na utilização destas tecnologias vão criar um valor sem precedentes para os seus accionistas na próxima década. Com a IA, a inovação e a eficiência serão redefinidas. Em 2035, muitos países desenvolvidos poderão duplicar as taxas de crescimento económico, numa altura em que se espera que o mercado de IA atinja os 36,8 milhões de euros em 2025.



Fonte: Accenture e Frontier Economics

PRINCIPAIS ÁREAS DE IMPACTO


OPORTUNIDADES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL


chevron_right Elevado potencial de retorno das acções no longo prazo


chevron_right Investimento num sector especializado


chevron_right Ampla diversificação em vários títulos

A Inteligência Artificial desencadeou uma nova revolução de dados e a sua generalização faz com que os computadores sejam capazes de aprender, processar e funcionar com uma rapidez nunca antes vista.

support_agent

chevron_right O desenvolvimento dos Big Data já criou 6 milhões de postos de trabalho

calendar_month

chevron_right O volume total de dados obtidos e armazenados no sector duplica cada 1,2 anos

monitoring

chevron_right Mais de 90% dos dados existentes em todo o mundo foram criados nos últimos 2 anos

electric_car

chevron_right Os carros sem condutor são o futuro e em 2025 espera-se que este mercado atinja os 39 mil milhões de euros

monitor_heart

chevron_right A IA vai beneficiar a prestação de cuidados de saúde ao baixar os custos, melhorar o serviço e aumentar o nível de colaboração

REGULAÇÃO EM VIGOR

O avanço da Inteligência Artificial impõe novos desafios entre eles, a regulamentação que é um ponto crucial para assegurar a transparência e a confiança.



Ao contrário do que se passou com as redes sociais, os governos a nível mundial estão atentos aos riscos da Inteligência Artificial. Itália chegou a proibir temporariamente o ChatGPT, o principal serviço de IA.


Muito ainda se especula sobre a regulamentação que entrará em vigor, no entanto, é pouco provável que a aplicação de regras ao uso da IA consiga realmente desacelerar o seu progresso.

A Comissão Europeia tem em conta todas as vantagens que a IA pode trazer, não só à Sociedade como à Economia. Nesta óptica, a Comissão Europeia propôs uma série de medidas para reforçar a excelência no domínio da IA, bem como regras destinadas a assegurar que a tecnologia usada é fiável.


Em termos de confiança, a Comissão está a desenvolver um quadro regulatório para a IA, que inclui regras específicas para sistemas de IA de alto risco. O objectivo é proteger os direitos e valores fundamentais dos cidadãos, garantindo a segurança e a transparência dos sistemas de IA.


A perspectiva da Comissão Europeia em relação à IA é orientada para uma abordagem equilibrada, que promove a inovação e o desenvolvimento económico, ao mesmo tempo que garante a protecção dos direitos e valores fundamentais dos cidadãos europeus.


Fonte: Comissão Europeia

A NOSSA OFERTA

Para ajudar os nossos Clientes nesta jornada inovadora e tecnológica, o Banco Invest oferece uma gama de produtos para que possa investir de forma responsável. Alinhe os seus valores aos seus investimentos:


Invest Trends - Inteligência Artificial

ACESSO INVEST ONLINE