REGULAÇÃO EM VIGOR
O avanço da Inteligência Artificial impõe novos desafios entre eles, a regulamentação que é um ponto crucial para assegurar a transparência e a confiança.
Ao contrário do que se passou com as redes sociais, os governos a nível mundial estão atentos aos riscos da Inteligência Artificial. Itália chegou a proibir temporariamente o ChatGPT, o principal serviço de IA.
Muito ainda se especula sobre a regulamentação que entrará em vigor, no entanto, é pouco provável que a aplicação de regras ao uso da IA consiga realmente desacelerar o seu progresso.
A Comissão Europeia tem em conta todas as vantagens que a IA pode trazer, não só à Sociedade como à Economia. Nesta óptica, a Comissão Europeia propôs uma série de medidas para reforçar a excelência no domínio da IA, bem como regras destinadas a assegurar que a tecnologia usada é fiável.
Em termos de confiança, a Comissão está a desenvolver um quadro regulatório para a IA, que inclui regras específicas para sistemas de IA de alto risco. O objectivo é proteger os direitos e valores fundamentais dos cidadãos, garantindo a segurança e a transparência dos sistemas de IA.
A perspectiva da Comissão Europeia em relação à IA é orientada para uma abordagem equilibrada, que promove a inovação e o desenvolvimento económico, ao mesmo tempo que garante a protecção dos direitos e valores fundamentais dos cidadãos europeus.
Fonte: Comissão Europeia