LEARNING CENTRE
DERIVADOS

Opções, futuros e warrants. Conheça detalhadamente o mercado de
derivados financeiros e explore todas as suas característericas.

OPÇÕES

São contratos financeiros que conferem ao seu detentor o direito, mas não a obrigação, de comprar (Opção de Compra ou Call) ou vender (Opção de Venda ou Put) um activo (Subjacente), a um preço previamente definido (Preço de Exercício), numa data futura (opções europeias) ou em qualquer momento ao longo do prazo do contrato (opções americanas). Existem actualmente um alargado número de opções standardizadas transaccionáveis em bolsa (stock e index options, currency options, interest rates options).


FUTUROS

Os Futuros são instrumentos financeiros que permitem replicar o comportamento dos principais grupos de activos nomeadamente índices de acções, obrigações, moeda e matérias-primas. O facto de tanto poderem ser utilizados para beneficiar da subida como da descida dos diversos activos financeiros é de extrema utilidade e importância.
Os seus custos de transacção face aos montantes envolvidos, os spreads entre as posições de compra e venda, e a elevada liquidez são outras das suas principais vantagens.


WARRANTS

Os warrants conferem ao seu detentor o direito de comprar (call warrant) ou de vender (put warrant) um activo subjacente a um determinado preço (preço de exercício), numa data futura (warrants europeus) ou continuamente durante o respectivo prazo (warrants americanos). Os parâmetros que concorrem para a formação do preço são exactamente os mesmos que determinam o preço das opções financeiras:




Cotação do activo subjacente


Preço de exercício


Prazo


Volatilidade do activo subjacente


Taxas de juro


Dividendos pagos

ACESSO INVEST ONLINE