Títulos - Factor Certificates

O que são Factor Certificates

Factor Certificates

Os factor certificates são valores mobiliários transaccionados em bolsa, tal como, por exemplo, as acções.
São títulos estruturados sobre índices, com diferentes níveis de alavancagem, consoante o perfil de risco pretendido pelo investidor.
Os Factor Certificates têm uma duração ilimitada (open ended) e têm como activo subjacente um Factor Índice criado, gerido e calculado pela entidade emitente que replica o retorno diário do activo subjacente relevante ao longo de todos os dias de negociação. O Factor Índice, para além de replicar a performance diária de um subjacente, possui também um nível de factor (ou nível de alavancagem), indicador da magnitude da variação diária do título subjacente replicada no Factor Índice. O Factor Índice permite ao investidor assumir uma posição tanto num mercado em alta como num mercado em baixa, dispondo de uma alavancagem constante em função do factor.
O investidor deverá também ter em conta que o Factor Índice reproduz a evolução percentual diária do activo subjacente multiplicado pelo factor de alavancagem, e não a variação absoluta. Se por exemplo o activo subjacente ao Factor Índice cair 10% (de 100 para 90) e voltar a recuperar exactamente os mesmos pontos no dia seguinte (subida de 90 para 100, ou 11,11%), o Factor Índice não volta a atingir o seu nível inicial: um Factor Índice com um factor de alavancagem de 3x iria desvalorizar 30% (de 100 para 70) e depois iria valorizar 33,33% (de 70 para 93,33).
Para limitar o risco de perda total durante um dia de negociação, o mecanismo de protecção é activado por um ajuste do Factor Índice, resultando na definição de um novo nível de referência do Índice como se o início de um novo dia de negociação se tratasse.

ACESSO INVEST ONLINE
Este site utiliza cookies para funcionar correctamente. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. SABER MAIS Concordo