Invest Trends Vida Saudável

VIDA SAUDÁVEL

INVEST TRENDS

  •  
     
     
     
  •  
VIDA SAUDÁVEL

As vantagens em ter um estilo de vida saudável são cada vez maiores. Para os investidores, esta situação apresenta novas oportunidades no sector da saúde, da nutrição, da biotecnologia e do ambiente.


Como um dos temas mais atractivos do mercado accionista global, as empresas estão a trabalhar no sentido de encontrarem novas soluções para melhorarem a produtividade agrícola, aumentarem a eficiência do transporte e transformação alimentar, maximizando o conteúdo nutricional dos alimentos que ingerimos.


A procura por um estilo de vida mais clean é uma tendência em que vale a pena investir. Beneficie do aumento das vendas anuais de produtos e serviços vantajosos para a saúde já que, ser saudável, está a tornar-se cada vez mais popular.

 
COMPOSIÇÃO

  Fundo Valor UP Categoria Rendibilidade Anualizada
1 ANO  3 ANOs  5 ANOS
Rating MorningStar Risco 1 ano Moeda    
BGF WORLD HEALTHSCIENCE 35,1100 Acções Sector Saúde 17,03     6,12     13,94 EUR
Allianz Global Equity Unconstrained 126,6500 Acções Sector Agricultura -2,27     -0,25     4,53 EUR
Nordea Climate and Environment Equity 15,2000 Acções Sector Ecologia -4,94     7,87     8,98 EUR
Pictet Nutrition R EUR 191,2800 Acções Sector Agricultura 3,19     4,01     5,33 EUR

PERFORMANCE

 

Porquê o Trend Vida Saudável?


 
POTÊNCIAL DE CRESCIMENTO A LONGO PRAZO
As empresas produtoras de alimentos mais saudáveis deverão registar um crescimento mais rápido e acentuado ao longo do tempo: do lado dos governos, está a aumentar a regulação para melhorar a dieta dos cidadãos, do lado dos consumidores, são exigidos os mais elevados padrões de qualidade nos alimentos.
 
ABORDAGEM RESPONSÁVEL E SUSTENTÁVEL
As empresas que fornecem soluções para aumentar a produção e ampliar a eficiência, ao mesmo tempo que diminuem o impacto ambiental e os resíduos, terão um papel fundamental na mudança para um sistema alimentar mais sustentável.
 
DIVERSIFICAÇÃO
A cadeia de valor alimentar contempla diversos sectores e geografias com diferentes características e especificidades.

ALOCAÇÃO


Sectorial
 
Geográfica
 
Continente
 
Mapa Mundo
 

NOVAS OPORTUNIDADES



  • trends-mc-icon1

    SAÚDE

    Os investimentos mais atractivos estão em áreas como a inovação, a modernização e o desenvolvimento de equipamentos e serviços

  • trends-mc-icon2

    NUTRIÇÃO

    O investimento tem sido feito no sentido de desenvolver soluções para ajudar a garantir o abastecimento alimentar no mundo

  • trends-mc-icon3

    BIOTECNOLOGIA

    Numa indústria que está em rápido crescimento, os avanços podem ser bastante lucrativos, principalmente no que diz respeito ao investimento que é feito em empresas que se encontram na vanguarda da inovação médica

  • trends-mc-icon4

    AMBIENTE

    Existem diversas oportunidades para empresas que estão a desenvolver novas formas de proteger os recursos naturais e reduzir a poluição

Sabia que...



  • Cerca de 20% da população mundial tem um regime alimentar deficitário? *

  • No Mundo, todos os anos, cerca de 1/3 da produção alimentar para consumo humano é desperdiçada? *


*Fonte: Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação


O interesse por um estilo de vida saudável é cada vez maior.




Uma alimentação equilibrada e uma actividade física regular ajudam a diminuir o risco de desenvolver problemas, numa altura em que uma má nutrição constitui a principal causa para o aparecimento de doenças em todo o mundo.




De acordo com o Relatório "Overcoming Obesity" da McKinsey Global Institute, a obesidade e as doenças associadas custam cerca de 20% dos gastos em saúde. Somente nos Estados Unidos, as vendas de comida biológica atingiram os 43,0 mil milhões de dólares.
IMPACTO


Ao longo da última década nos países desenvolvidos, as despesas com a saúde aumentaram mais de 2% por ano1. Para este ano, prevê-se que o volume das vendas de dispositivos de cuidados de saúde seja 50 vezes maior do que foi em 20152, enquanto o mercado global de comida orgânica deverá ter uma expansão de 14% ao ano até 20213.


trends-mc-icon2

O Trend Vida Saudável investe em várias empresas, ao longo de toda a cadeia alimentar



trends-mc-icon2

Verifica-se uma alteração das nossas prioridades, à medida que o dinheiro é canalizado para as indústrias ligadas à saúde



trends-mc-icon2

Crescente aumento das oportunidades e interesses ligados a um estilo de vida mais saudável



1 - OCDE2 - Jefferies Equity Research3 - Gartner, com base na taxa de crescimento anual

Os padrões de consumo dos alimentos começam a sofrer alterações, em busca de uma maior qualidade dos produtos. Em resposta, a oferta começa a adaptar-se, com o crescimento de uma agricultura mais sustentável.

Com o crescimento económico e o desenvolvimento demográfico, o consumo de sal, açúcar e alimentos processados aumentou de forma global. As doenças ligadas à má nutrição (como a obesidade) dispararam nas últimas décadas.

trends-vs-padrao-consumo

Fonte: Pictet

Pesquisa por "healthy" na Rede Google



 

Consumo acima/abaixo das recomendações da Organização Mundial da Saúde (WHO) da população dos EUA


+89%

SÓDIO
+70%

ACÚCAR
-87%

FRUTA
-75%

VEGETAIS


🌑 Recomendação OMS🌑 Consumo médio

Fonte: Organização Mundial da Saúde (WHO)

Percentagem de desperdício até chegar aos consumidores


A produção de alimentos exige muitos recursos escassos como a água, a terra e a energia. De acordo com estimativas, nos EUA, 31% do volume dos alimentos produzidos nunca chega à mesa.

Nos países em desenvolvimento, 40% das perdas ocorrem durante a colheita e ao nível de processamento



O transporte, o armazenamento e o processamento resultam numa perda estimada de 10 a 15%



Nos países industrializados, 40% das perdas ocorrem, ou durante a venda a retalho ou no consumo



Fonte: Kander 2005, Kantor et al 1997

DISCLAIMER

O valor do capital investido em instituições de investimento colectivo pode flutuar, em função da avaliação dos activos que integram o seu património, e mesmo não permitir recuperar o montante inicialmente investido. Alterações das taxas de câmbio entre divisas podem afectar o valor do investimento. As rendibilidades divulgadas representam dados passados, não constituindo garantia de rendibilidade futura porque o valor das unidades de participação pode aumentar ou diminuir em função do nível de risco que varia entre 1 (risco mínimo) e 7 (risco máximo). As rendibilidades apresentadas não incluem qualquer comissão de subscrição ou de resgate e estão líquidas de todas as comissões inerentes à instituição de investimento colectivo. As rendibilidades divulgadas para prazos superiores a 1 ano só seriam obtidas caso o investimento tivesse sido feito durante a totalidade do período de referência. Às rendibilidades obtidas nas instituições de investimento colectivo de sociedades gestoras internacionais ainda será retido na fonte à taxa em vigor sobre as mais valias realizadas aquando do resgate. Os prospectos e notas informativas complementares das instituições de investimento colectivo estão disponíveis, para consulta, em www.bancoinvest.pt ou aos balcões do Banco Invest, S.A.


Para o cálculo das rendibilidades são usadas as seguintes datas:

  • - Data final: data da última cotação, de acordo com o indicado;
  • - Data inicial:
    • - 3 Meses: mesma data, há três meses;
    • - Ano Corrente: 31 de Dezembro do ano anterior, ou dia útil imediatamente anterior;
    • - 1 Ano: mesma data, no último ano;
    • - 3 Anos: mesma data, há três anos;
    • - 5 Anos: mesma data, há cinco anos;

Para rendibilidades referentes a anos civis inteiros (2017, por exemplo), será usada como data final o dia 31 de Dezembro desse ano e como data inicial o dia 31 de Dezembro do ano anterior. No caso de a data indicada não corresponder a um dia útil, será utilizado o dia útil imediatamente anterior.


O Banco Invest recebe da Sociedade Gestora uma percentagem da comissão de gestão dos fundos de investimento (e/ou de distribuição, quando aplicável), de forma a suportar os serviços prestados aos seus clientes, designadamente:

  • - Disponibilização de ferramentas online que permitem a pesquisa, análise e comparação de fundos de investimento;
  • - Custos de transacção, liquidação e custódia das unidades de participação/acções dos fundos de investimentos;
  • - Divulgação de informação sobre eventos relativos aos fundos de investimento (dividendos, conversões, fusões, aquisições e liquidações);
  • - Divulgação e actualização das cotações diárias e das rendibilidades dos fundos de investimento;
  • - Custos inerentes à actividade geral de distribuição dos fundos de investimento (recursos humanos, infra-estruturas, tecnologia, fornecedores, documentação legal, taxas de supervisão, etc).

ACESSO INVEST ONLINE

DOCUMENTO PARA VALIDAÇÃO

POSIÇÕES DO NÚMERO DO DOCUMENTO

 
 
Este site utiliza cookies para funcionar correctamente. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. SABER MAIS Concordo