INVEST TRENDSAgriTech

Invista em empresas que impulsionam a produção,
armazenamento e distribuição alimentar


O futuro do sector agrícola global enfrenta vários desafios importantes. As mudanças climáticas colocarão uma pressão crescente nos sistemas alimentares à medida que os riscos naturais, como secas e inundações, se tornam mais frequentes. Os agricultores, por sua vez, terão de lidar com recursos naturais reduzidos e um mercado cada vez mais competitivo. Tudo no contexto de uma população mundial crescente.

Os fundos de investimento do Invest Trend AgriTech são constituídos por empresas envolvidas na produção, armazenamento e distribuição alimentar.



  • COMPOSIÇÃO
  • GRÁFICO
Com mais de 80 milhões de pessoas para alimentar no mundo a cada ano que passa e com cada vez mais pessoas a viver nas cidades, longe das fontes de alimentação, as empresas envolvidas neste sector representam oportunidades atractivas para os investidores.
 


A Agricultura já usa 50% da área habitável da terra


A Agricultura é o principal factor de Desflorestamento e Perda de Biodiversidade


O sistema alimentar global é o maior contribuidor para as Mudanças Climáticas, responsável por cerca de 1/3 de todas emissões de gases de efeito estufa


O número de pessoas afectadas pela fome em todo o mundo tem vindo a aumentar desde 2014


A humanidade poderá exigir 80% mais alimentos até 2100

Fonte: Population Matters (populationmatters.org/)

Vendas mundiais de comida orgânica (US$bn)

Fonte: Statista, 2021

Alimentos desperdiçados por ano em milhões de toneladas

Fonte: UNEP Foof Waste Index Report 2021



Gastos com Smart Agriculture

Fonte: Verified Market Research, Janeiro 2021

A revolução do mobile

Impacto da adopção de aplicações móveis por parte de 350 milhões de propriedades rurais até 2030.


Fonte: World Economic Forum/Mckinsey

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estima que a produção deve aumentar quase 50% até 2050 para sustentar o apetite da população mundial.




A maior parte da terra disponível para a agricultura já se encontra cultivada, de modo que o excedente deve vir predominantemente de colheitas mais produtivas. Assim, aumentar a produtividade agrícola de maneira mais eficiente é fundamental para satisfazer as necessidades. Actualmente, a agricultura é a fonte de mais de 20% das emissões de gases de efeito estufa e quase 75% da retirada de água doce de fontes como lagos ou águas subterrâneas. A prioridade passa por aplicar técnicas que sejam sustentáveis e nos permitam produzir mais com menos.



As inovações digitais e de bioengenharia oferecem soluções potenciais. As tecnologias digitais permitem que os agricultores operem mais perto do limite de rendimento biológico da planta e as soluções biotecnológicas podem permitir que os limites biológicos sejam ainda mais avançados. Deste modo, as inovações tecnológicas e científicas aumentam a produção agrícola, ao mesmo tempo que reduzem os custos ambientais.

LUCROS DE EFICIÊNCIA

Emprego global no sector da agricultura vs produtividade agrícula

Fonte: Pictet, International Labour Organization, ILOSTAT database, OECD e Banco Mundial

O valor do capital investido em organismos de investimento colectivo pode flutuar, em função da avaliação dos activos que integram o seu património, e mesmo não permitir recuperar o montante inicialmente investido. Alterações das taxas de câmbio entre divisas podem afectar o valor do investimento. As rendibilidades divulgadas representam dados passados, não constituindo garantia de rendibilidade futura. As rendibilidades apresentadas não incluem qualquer comissão de subscrição ou de resgate e estão líquidas de todas as comissões inerentes a organismos de investimento colectivo. As rendibilidades divulgadas para prazos superiores a 1 ano só seriam obtidas caso o investimento tivesse sido feito durante a totalidade do período de referência. Às rendibilidades obtidas será retido na fonte, à taxa em vigor, o imposto sobre os rendimentos obtidos aquando do resgate. Os prospectos e os documentos com informações fundamentais destinadas aos investidores estão disponíveis em www.bancoinvest.pt para consulta em suporte duradouro, ou nos balcões do Banco Invest, S.A., para consulta em papel.

Para o cálculo das rendibilidades são usadas as seguintes datas:
   - Data final: data da última cotação, de acordo com o indicado;
   - Data inicial:
       - 3 Meses: mesma data, há três meses;
       - Ano Corrente: 31 de Dezembro do ano anterior, ou dia útil imediatamente anterior;
       - 1 Ano: mesma data, no último ano;
       - 3 Anos: mesma data, há três anos;
       - 5 Anos: mesma data, há cinco anos;

Para rendibilidades referentes a anos civis inteiros (2017, por exemplo), será usada como data final o dia 31 de Dezembro desse ano e como data inicial o dia 31 de Dezembro do ano anterior. No caso de a data indicada não corresponder a um dia útil, será utilizado o dia útil imediatamente anterior.

O Banco Invest recebe da Sociedade Gestora uma percentagem da comissão de gestão dos organismos de investimento colectivo (e/ou de distribuição, quando aplicável), de forma a suportar os serviços prestados aos seus clientes, designadamente:
   - Disponibilização de ferramentas online que permitem a pesquisa, análise e comparação de organismos de investimento colectivo;
   - Custos de transacção, liquidação e custódia das unidades de participação/acções dos organismos de investimento colectivo;
   - Divulgação de informação sobre eventos relativos aos organismos de investimento colectivo (dividendos, conversões, fusões, aquisições e liquidações);
   - Divulgação e actualização das cotações diárias e das rendibilidades dos organismos de investimento colectivo;
   - Custos inerentes à actividade geral de distribuição dos organismos de investimento colectivo (recursos humanos, infra-estruturas, tecnologia, fornecedores, documentação legal, taxas de supervisão, etc).

O seu consentimento para o tratamento de dados pessoais pode ser retirado a qualquer momento, através de comunicação escrita para dpo@bancoinvest.pt ou Av. Eng. Duarte Pacheco, Torre 1 - 11.°, 1070-101 Lisboa.
Para mais informações, consulte a Política de Privacidade do Banco Invest, S.A., disponível em www.bancoinvest.pt.

ACESSO INVEST ONLINE