Hoje pelas 10h00, serão revelados os dados da inflação e desemprego na Zona Euro. Os economistas esperam um aceleramento do índice de preços ao consumidor para 1,9% YoY em Outubro, face a 1,7% no mês anterior. A taxa de desemprego deverá manter-se nos 6,4% em Setembro.
Inúmeras empresas europeias apresentaram resultados hoje, com destaque para o sector da banca como o BNP Paribas, BBVA, Danske Bank, ING e Sabadell, entre outros. Ontem, os resultados da Meta e Microsoft superaram as estimativas dos analistas mas alertaram para a aceleração dos custos com desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial e, por conseguinte, as suas acções estão a cair mais de 4% no pré-mercado hoje. A Apple, Amazon e Intel apresentam resultados hoje após o fecho de Wall Street
Na Ásia, o índice Nikkei 225 desceu 0,50%, após o Banco do Japão ter mantida tal como antecipado, as taxas de juro inalteradas nos 0,25% enquanto avalia o impacto económico e nos mercados das eleições gerais de Domingo. O Conselho de política monetária do banco central japonês indicou que irá manter a estratégia monetária, enquanto a inflação e o crescimento do país não se desviarem das suas projeções.
Na China, a actividade industrial entrou em terreno de expansão, pela primeira vez desde Abril, com o índice PMI nos 50,1 pontos em Outubro, superando os 49,9 previstos.
Ontem as bolsas norte-americanas encerraram: índice Dow Jones -0,22%, S&P 500 -0,33%, Nasdaq Composite -0,56%. A economia norte-americana cresceu 2,8% no 3.º trimestre mas foi abaixo dos 2,9% previstos mas o consumo subiu 3,7% superando os 3,3% estimados. Por outro lado, o Inquérito de Emprego Privado ADP registou uma criação de emprego de 233 mil muito acima dos 111 mil esperados.
Dados Macroeconómicos:
01h30: Índice PMI (Out)
07h45: Inflação e IPP (Set)
09h00: BCE publica Boletim Económico
09h30: Inflação (09h30)
10h00: Inflação (Out)
10h00: Taxa de Desemprego (Set)
12h30: Rendimento e Despesas Pessoais (Set)
12h30: Índice PCE (Set)
12h30: Subsídios Semanais de Subsídio de Desemprego
Eventos:
Reunião do Banco do Japão
09h00: Discurso de Panetta, membro do BCE
Resultados:
Semapa (DF)
Banco de Sabadell (05h30), BNP Paribas (06h00), Danske Bank (06h30), Shell (AA), CaixaBank (AA), Intesa Sanpaolo, Repsol (AA), ING Groep (AA), easyJet, Société Générale (AA), BBVA (AA), STMicroelectronics (AA)
Merck (AA), Estee Lauder (AA), Uber Technologies (AA), Mastercard (AA), Apple (DF), Intel (DF), Amazon.com (DF)
Estes são os principais destaques da imprensa hoje:
Risco de estagnação económica ameaça meta do Governo
BCP aponta para um lucro de mil milhões por ano
Chineses da BYD já facturam mais do que a Tesla de Elon Musk
Aforro das famílias está a caminho dos níveis da Covid
Fisco só conseguiu recuperar 8% das ajudas ilegais na Zona
Franca
BCP quer distribuir 500 milhões por ano aos accionistas
PSP só tem 295 tasers para cerca de 14 mil agentes que andam na rua
Há quase 795 mil estrangeiros residentes em Portugal inscritos o SNS
Mapa das regiões vai mudar para beneficiar concelhos de
Lisboa
Guterres diz que coragem do povo palestiniano está a
evitar a sua limpeza étnica
Novobanco lucra 610,4 milhões de euros até setembro, menos
4,4% que no ano passado