O valor do capital investido em instituições de investimento colectivo pode flutuar, em função da avaliação dos activos que integram o seu património, e mesmo não permitir recuperar o montante inicialmente investido. Alterações das taxas de câmbio entre divisas podem afectar o valor do investimento. As rendibilidades divulgadas representam dados passados, não constituindo garantia de rendibilidade futura porque o valor das unidades de participação pode aumentar ou diminuir em função do nível de risco que varia entre 1 (risco mínimo) e 7 (risco máximo). As rendibilidades apresentadas não incluem qualquer comissão de subscrição ou de resgate e estão líquidas de todas as comissões inerentes à instituição de investimento colectivo. As rendibilidades divulgadas para prazos superiores a 1 ano são anualizadas e só seriam obtidas caso o investimento tivesse sido feito durante a totalidade do período de referência. Às rendibilidades obtidas nas instituições de investimento colectivo de sociedades gestoras internacionais ainda será retido na fonte à taxa em vigor sobre as mais valias realizadas aquando do resgate. Os prospectos e notas informativas complementares das instituições de investimento colectivo estão disponíveis, para consulta, em www.bancoinvest.pt ou aos balcões do Banco Invest, S.A.
Para o cálculo das rendibilidades são usadas as seguintes datas:
- Data final: data da última cotação, de acordo com o indicado;
- Data inicial:
- 3 Meses: mesma data, há três meses;
- Ano Corrente: 31 de Dezembro do ano anterior, ou dia útil imediatamente anterior;
- 1 Ano: mesma data, no último ano;
- 3 Anos: mesma data, há três anos;
- 5 Anos: mesma data, há cinco anos;
Para rendibilidades referentes a anos civis inteiros (2017, por exemplo), será usada como data final o dia 31 de Dezembro desse ano e como data inicial o dia 31 de Dezembro do ano anterior.
No caso de a data indicada não corresponder a um dia útil, será utilizado o dia útil imediatamente anterior.
O Banco Invest recebe da Sociedade Gestora uma percentagem da comissão de gestão dos fundos de investimento (e/ou de distribuição, quando aplicável), de forma a suportar os serviços prestados aos seus clientes, designadamente:
- Disponibilização de ferramentas online que permitem a pesquisa, análise e comparação de fundos de investimento;
- Custos de transacção, liquidação e custódia das unidades de participação/acções dos fundos de investimentos;
- Divulgação de informação sobre eventos relativos aos fundos de investimento (dividendos, conversões, fusões, aquisições e liquidações);
- Divulgação e actualização das cotações diárias e das rendibilidades dos fundos de investimento;
- Custos inerentes à actividade geral de distribuição dos fundos de investimento (recursos humanos, infra-estruturas, tecnologia, fornecedores, documentação legal, taxas de supervisão, etc).